Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22148
Título: Rendimento escolar dentro da perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre a Escola Estadual Ielmo Marinho
Autor(es): Lima, Valério Bezerra de
Palavras-chave: Análise de redes sociais;Capital social;Capital cultural e rendimento escolar
Data do documento: 23-Jun-2016
Citação: LIMA, Valério Bezerra de. Rendimento escolar dentro da perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre a Escola Estadual Ielmo Marinho. 2016. 84f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: In recent decades the Brazilian education has undergone significant changes that have brought more quality education, however, there is still a long way to go, because the Brazilian educational system is permeated by numerous problems that affect their quality. The high school is the last stage of basic education, is considered by many scholars as the major bottleneck of Brazilian education since records high dropout rates, low performance in the ratings, and a low number of students enrolled in this educational cycle. Thus, the present study sought to relate the social capital, cultural and educational failure, within a perspective social / personal networks related to school-age population of 15 to 17 years, attended the high school in the city of Ielmo Navy / RN. Therefore, we used the Social Network Analysis (SNA) a multidisciplinary methodology that aims to identify and understand how social networks, ie social relations has impacted the behavior of an individual or a group within a social structure. In order to complete the analysis conducted a descriptive and analytical approach to performance of these students in (ESMS) of the year 2015.
metadata.dc.description.resumo: Nas últimas décadas, a educação brasileira passou por significativas transformações responsáveis por uma maior qualidade à educação. No entanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido, pois o sistema educacional brasileiro é permeado por inúmeros problemas que afetam sua qualidade. O ensino médio, sendo a última etapa da educação básica, é considerado por muitos estudiosos como o grande gargalo da educação brasileira, uma vez que registra altas taxas de evasão, baixo desempenho nas avaliações e um número baixo de alunos matriculados nesse ciclo educacional. Diante disso, o presente trabalho buscou relacionar o capital social, cultural e insucesso escolar, dentro de uma perspectiva de redes sociais/pessoais referentes à população em idade escolar de 15 a 17 anos, atendida pelo ensino médio no município de Ielmo Marinho/RN. Para tanto, foi utilizado a Análise de Redes Sociais (ARS), uma metodologia multidisciplinar que visa identificar e compreender como as redes sociais, ou seja, as relações sociais têm impactado no comportamento de um indivíduo ou de um grupo dentro de uma estrutura social. Com o propósito de completar a análise, realizou-se uma abordagem descritivo-analítica do rendimento desses alunos no (ENEM) do ano de 2015, a fim de analisar a qualidade do ensino proporcionado pelo sistema educacional no qual estão inseridos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22148
Aparece nas coleções:PPGDEM - Mestrado em Demografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValerioBezerraDeLima_DISSERT.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.