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Título: Os leões de Kulumani: patriarcalismo em A confissão da leoa de Mia Couto
Autor(es): Lopes, Maria de Fátima de Lima
Palavras-chave: Literatura africana;Mia Couto;A confissão da leoa;Patriarcalismo
Data do documento: 29-Jul-2016
Citação: LOPES, Maria de Fátima de Lima. Os leões de Kulumani: patriarcalismo em A confissão da leoa de Mia Couto. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Mia Couto’s novel A Confissão da leoa (2012) talks about lions’ attack that terrifies Kulumani, a mozambique village, animals that has decimated, mainly, women. However, the narrative is not about hauting, once the author uses the lions as a metaphor to denounces discourses of power which rules that society and is reflected, especially, in women’s living. Violence, love, silence, resistence, submission, fight, invisibility and subversion are some of the elements that constitutes female characters of this book, characters make us reflect about the Africans women’s reality. Many of them have their lives marked by oppression, by the violence inherent in the patriarchal system, the one responsible for making women lower and the violence they have to face in their bodies. Starting by the feminist critique and what it has to tell us, taking as theoretical support publications as Dicionário de Crítica Feminista (2005), by Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral, Um amor conquistado: o mito do amor materno (1984), by Elizabeth Badinter, Eu, mulher (2013), by Paulina Chiziane, Teoria Feminista e as Filosofias do Homem (1995), by Andrea Nye, among others, this research develops a discussion about patriarchy and the characters’ construction in the novel as well as how they are represented inside this system. The reading, following the theoretical of feminist critique in literature, allows the analysis and investigation about patriarchal discourse which universality and perpetuation through the ages imposes itself as natural. Mia Couto’s novel uses the history about lions hauting as a allegory to denounce the real Kulumani’s women murderer: the patriarchy.
metadata.dc.description.resumo: O romance A Confissão da leoa (2012), de Mia Couto, discorre sobre ataques de leões que aterrorizam Kulumani, uma aldeia moçambicana, os quais têm vitimado, principalmente, mulheres. No entanto, a narrativa não é uma história de caçadas, uma vez que o autor utiliza os leões como metáfora para denunciar os discursos de poder que regem aquela sociedade e que se refletem, sobretudo, na vida das mulheres. Violência, amor, silêncio, resistência, submissão, luta, invisibilidade, subversão são alguns dos elementos que constituem as personagens femininas desta obra, personagens que nos levam a refletir sobre a realidade de muitas mulheres africanas. Muitas delas têm suas vidas marcadas pela opressão, pela violência inerente ao sistema patriarcal, responsável por uma série de mecanismos que inferiorizam as mulheres e violentam seus corpos. A partir dos pressupostos da crítica feminista e de obras como Dicionário de Crítica Feminista (2005), de Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral, Um amor conquistado: o mito do amor materno (1984), de Elizabeth Badinter, Eu, mulher (2013), de Paulina Chiziane, Teoria Feminista e as Filosofias do Homem (1995), de Andrea Nye entre outros, este trabalho discute o patriarcalismo e a construção das personagens do romance e também como se configuram dentro desse sistema. A leitura, a partir de pressupostos teóricos da crítica literária feminista, possibilita a análise e a investigação do discurso patriarcal, cuja universalidade e perpetuação através dos tempos fazem com que este se imponha como natural. O romance de Mia Couto utiliza a história da caçada aos leões como alegoria para denunciar o verdadeiro assassino das mulheres de Kulumani: o patriarcalismo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22247
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