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Título: Figuramento e Ensino de Artes & Ciências
Autor(es): Lopes, Francisco Adaécio Dias
Palavras-chave: Contra indução;Figuramento;Chico Science & Nação Zumbi;Ensino de Artes & Ciências;Trocas abertas
Data do documento: 14-Jun-2016
Citação: LOPES, Francisco Adaécio Dias. Figuramento e Ensino de Artes & Ciências. 2016. 364f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: In this paper defends the thesis that the Arts are not something separate from Science, because not only there is an interrelationship between the areas, but also both are based on knowledge and common assumptions that relate even with other knowledge. It is proposed to practice Teaching Arts & Sciences rather than the Teaching of Science - can be used for this resource which is concerning as Figurament. The work is based in theoretical discussions and exhibitions and strategies against inductive presented by Paul Feyerabend in some of his works as well as the epistemological propositions presented by Ludwik Fleck, as well as propositions of many other authors. We attempted to discuss about the relationship of these discussions with present conceptions in other forms of knowledge. As part of the study were analyzed works of several thinkers and different historical periods. Then it is the work of Pernambuco band Chico Science & Nação Zumbi, as this is a recent artistic and cultural expression, and which are present different concepts, from those related to the sciences as well as the diverse knowledge. It presents the work of this band, too, as a way of questioning about education and its purposes. In the last chapter it is precisely the relationship of what was exposed previously with works, proposals and theories related to teaching, and also how these issues have been studied and shown may be present in the classroom activity. It proposes that the work of Chico Science & Nação Zumbi and the others bands and scenes presented can be used in educational activities as a way to discuss and introduce such themes. This work suggests to some extent that signals to a move with respect to which it is exposed, including the work of Chico Science & Nação Zumbi and educational theories presented. This work indicates that consideration is given to what is present in many parts of the text, including with regard to the work of Chico Science & Nação Zumbi and educational theories presented: these various propositions and knowledge are not exempt from criticism and problematizations if setting, so in open perspectives.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho defende-se a tese segundo a qual as Artes não são algo em separado das Ciências, não apenas por existir uma inter-relação entre as áreas, mas por se basearem em conhecimentos e pressupostos comuns, que se relacionam, inclusive, com outros saberes. Com isso é proposto que se pratique Ensino de Artes & Ciências em vez de Ensino de Ciências – podendo-se utilizar para isso o recurso ao qual se está referindo como Figuramento. O trabalho tem como referencial teórico as discussões e exposições de estratégias contra indutivas apresentadas por Paul Feyerabend em algumas de suas obras, assim como as proposições epistemológicas lançadas por Ludwik Fleck, dentre outros autores. Buscou-se problematizar acerca da relação destas discussões com concepções presentes em outras formas de conhecimento. Como parte do trabalho foram analisadas obras de diversos pensadores e de diversos períodos históricos. Em seguida, trata-se da obra da banda pernambucana Chico Science & Nação Zumbi, por esta ser uma manifestação artístico-cultural recente, e na qual estão presentes concepções diversas, desde aquelas relacionados às ciências como também a conhecimentos diversos. Apresenta-se a obra dessa banda, também, como uma forma de se questionar acerca da educação e seus fins. Ao final, aborda-se a relação do que fora exposto até então com obras, propostas e teorias relacionadas ao ensino, e também de como estas temáticas que foram estudadas e apresentadas poderão estar presentes na atividade de sala de aula. Propõe-se que a obra de Chico Science & Nação Zumbi, e das demais bandas e cenas apresentadas, pode ser utilizada em atividades pedagógicas como forma de problematizar e introduzir tais temáticas. Este trabalho sinaliza para que se atente àquilo que está presente em muitas partes do texto, inclusive no que se refere à obra de Chico Science & Nação Zumbi e às teorias educacionais apresentadas: essas diversas proposições e conhecimentos não são isentos de críticas e problematizações, se configurando, assim, em perspectivas abertas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22336
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