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Título: Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças
Autor(es): Peixoto, Simone Leite da Silva
Palavras-chave: Educação;Literatura;Infância;Concepções de crianças
Data do documento: 27-Set-2012
Citação: PEIXOTO, Simone Leite da Silva. Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças. 2012. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: This study has the purpose to investigate the literature development as a role in early childhood education, considering the children’s conception in the progress. Its relevance consists in the ability to perceive the child’s thoughts and social-cultural who experience the literary practice in school. Draws upon qualitative methodological approach, where the research took on the characteristics of exploratory and developed in two steps: theoretical and empirical studies through interviews with children of five years at an institution of kindergarten with systematic practices of literary reading in the city of Natal- RN. Data analysis was performed by a content analysis on thematic, proposed by Bardin (2011) and description of the steps of action-research. As a theoretical framework we adopted Amarilha (2006; 2010), Bettelheim (1980), Coelho (1987), Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008), Kramer (2008), Cruz (2008). The observation’s analyses and interviews show a broad understanding of children regarding the role of literature, which reinforce the child’s perspective of being capable to create and produce a new culture from her point of view.
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo se propõe a investigar o papel da literatura no desenvolvimento e na educação infantil considerando às concepções de crianças nesse processo. Sua relevância consiste na possibilidade de perceber os pensamentos e construções sócio-culturais das crianças enquanto sujeitos que vivenciam a prática literária na escola. Respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa, onde a pesquisa assumiu as características do tipo exploratório e se desenvolveu em duas etapas: estudos teóricos e empíricos através de entrevistas com crianças de cinco anos em uma instituição de Educação Infantil com práticas sistemáticas de leitura literária do município de Natal-RN. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011) e descrição das etapas da pesquisa-ação. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006; 2010); Bettelheim (1980); Coelho (1987); Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008); Kramer (2008), Cruz (2008). As análises das observações e entrevistas mostram uma ampla compreensão das crianças acerca do papel/função da literatura, o que reafirma a perspectiva de que a criança é capaz de criar e produzir uma nova cultura a partir de sua visão.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22408
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