Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22421
Título: Lucio Costa e o lugar: imagem, texto e papel
Autor(es): Macedo, Daniel Fernandes de
Palavras-chave: Lucio Costa - Análise da obra
Data do documento: 8-Abr-2015
Citação: MACEDO, Daniel Fernandes de. Lucio Costa e o lugar: imagem, texto e papel. 2015. 170f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A importância de Lucio Costa (1902-1998) na produção e difusão, em terras brasileiras, do discurso modernista sobre a adaptabilidade da arquitetura ao meio vai além da sua obra construída. Neste sentido, esta tese propõe delinear a abordagem do arquiteto sobre o lugar a partir dos seus registros. Para tanto, procura identificar em que momentos o tema é mais evidente, os aspectos que foram privilegiados e as correlações com outras abordagens no mesmo período, sobretudo na América Latina. Parte de uma concepção de lugar que envolve duas escalas distintas (NORBERG-SCHULZ, 1980; TUAN, 1983; MONTANER, 2001): a grande escala do mundo exterior, com seus elementos constituintes, e a pequena escala da edificação, com seus aspectos materiais e espaços interiores (ROGERS, 1965; ROSSI, 1966; NORBERG-SCHULZ, 1980; GREGOTTI, 1985; ANDO, 1991; FRAMPTON, 1997). Paralelamente, são consideradas as duas naturezas do lugar, que fornecem informações objetivas, que podem ser graficamente representadas, e outras subjetivas, que teriam no texto a melhor forma de registro (NORBERG-SCHULZ, 1980; DURAND, 2003; CASTELLO, 2005). Esta visão sobre o lugar, os dados que ele fornece e suas formas de expressão, fundamentam a análise do tema com base nos desenhos e na produção textual do arquiteto. Os documentos cotejados revelam uma atenção especial sobre o tema nas quatro primeiras décadas de sua atuação, em especial nos anos trinta; também apresentam ênfases e abordagens variadas sobre os atributos que constituem o lugar, embora haja uma preferência pelos aspectos construtivos do edifício; e ainda mostram os pontos ou momentos de aproximação e afastamento do discurso latino-americano no mesmo período.
metadata.dc.description.resumo: A importância de Lucio Costa (1902-1998) na produção e difusão, em terras brasileiras, do discurso modernista sobre a adaptabilidade da arquitetura ao meio vai além da sua obra construída. Neste sentido, esta tese propõe delinear a abordagem do arquiteto sobre o lugar a partir dos seus registros. Para tanto, procura identificar em que momentos o tema é mais evidente, os aspectos que foram privilegiados e as correlações com outras abordagens no mesmo período, sobretudo na América Latina. Parte de uma concepção de lugar que envolve duas escalas distintas (NORBERG-SCHULZ, 1980; TUAN, 1983; MONTANER, 2001): a grande escala do mundo exterior, com seus elementos constituintes, e a pequena escala da edificação, com seus aspectos materiais e espaços interiores (ROGERS, 1965; ROSSI, 1966; NORBERG-SCHULZ, 1980; GREGOTTI, 1985; ANDO, 1991; FRAMPTON, 1997). Paralelamente, são consideradas as duas naturezas do lugar, que fornecem informações objetivas, que podem ser graficamente representadas, e outras subjetivas, que teriam no texto a melhor forma de registro (NORBERG-SCHULZ, 1980; DURAND, 2003; CASTELLO, 2005). Esta visão sobre o lugar, os dados que ele fornece e suas formas de expressão, fundamentam a análise do tema com base nos desenhos e na produção textual do arquiteto. Os documentos cotejados revelam uma atenção especial sobre o tema nas quatro primeiras décadas de sua atuação, em especial nos anos trinta; também apresentam ênfases e abordagens variadas sobre os atributos que constituem o lugar, embora haja uma preferência pelos aspectos construtivos do edifício; e ainda mostram os pontos ou momentos de aproximação e afastamento do discurso latino-americano no mesmo período.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22421
Aparece nas coleções:PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucioCostaLugar_Macedo_2015.pdf4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.