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Título: Avaliação de desempenho dos técnico-administrativos: uma análise comparativa entre os modelos adotados por duas instituições federais de ensino
Autor(es): Freire, Denice de Amorim Cavalcanti
Orientador: Savia, Sérgio Luis Rizzo Dela
Palavras-chave: Avaliação de desempenho;Ética;Gestão por competências;Instituições federais de ensino
Data do documento: 18-Nov-2016
Referência: FREIRE, Denice de Amorim Cavalcanti. Avaliação de desempenho dos técnico-administrativos: uma análise comparativa entre os modelos adotados por duas instituições federais de ensino. 2016. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar comparativamente o modelo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativo efetivo utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Buscou-se também verificar junto aos gestores do setor de Gestão de Pessoas, de ambas as instituições, como ocorre o processo de avaliação de desempenho, e ainda a percepção tanto dos técnico-administrativos em educação, pertencentes às classes C, D e E, que ingressaram até o ano de 2012, quanto das chefias do Instituto Federal, sobre o instrumento de avaliação de desempenho utilizado na referida instituição. Responderam ao questionário 53 TAES e 17 chefias imediatas. Inicialmente, foi feita uma contextualização dos princípios da administração pública no que se refere à avaliação de desempenho, tendo como base a ética no serviço público e os princípios da Administração Pública. Posteriormente, realizou-se uma abordagem conceitual e histórica sobre a avaliação de desempenho, principalmente no âmbito do serviço público e mais especificamente, nas Instituições Federais de Ensino, nas quais a avaliação dos técnico-administrativos tem como amparo legal a Lei nº 11.091/2005, o Decreto nº 5.825/06 e, ainda, o Decreto nº 5.707/06, que orienta para a questão da implantação da gestão por competências nas Instituições Federais de Ensino. A metodologia empregada foi uma pesquisa descritiva na qual se optou, enquanto estratégia, por um estudo de caso do tipo multimétodos, com enfoque quantitativo e qualitativo, visando uma abordagem mais ampla do fenômeno investigado. Os resultados da pesquisa buscaram evidenciar uma visão geral por parte dos participantes sobre questões importantes referentes ao processo de avaliação de desempenho. Observou-se que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte utiliza a avaliação por competência e que o modelo utilizado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano não consegue dar subsídios para uma real análise do desempenho do servidor. Tanto os TAEs quanto as Chefias do Instituto Federal destacaram na pesquisa que a avaliação de desempenho é muito subjetiva; que existe a necessidade de adotar um novo modelo de avaliação onde a mesma seja realizada pela chefia, pela equipe de trabalho e pelo próprio servidor. Ao final foi elaborada uma nova proposição da avaliação de desempenho para o Instituto Federal.
Abstract: This work aimed to analyze comparatively the model of performance evaluation of the technical-administrative workers utilized by the Federal University of Rio Grande do Norte and by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco. It was also intended to verify, along the managers of the department of Human Management from both the institutions, the way the procedure of performance evaluation occurs, and the perception of both the technical-administrative workers in education, belonging to the C, D and E classes, and the chiefs of the Federal Institute, about the instrument of performance evaluation used in said institution. The survey was answered by 53 TAES and 17 leaders. Initially, a contextualization was made on the principles of Public Administration regarding to the performance rating, based on the public service ethics and the Public Administration principles. Afterwards, a conceptual and historical approach to the performance evaluation was taken, mainly on the public service sphere and, more specifically, in the Federal Institutes of Education, in which the technical-administrative workers evaluation has a legal base in the Law n 11.091/2005, the Decree n 5.825/2006, and the Decree n 5.707/2006, which guides towards the implantation of the competence-guided management on the Federal Institutes of Education. The methodology applied was a descriptive research in which was decided, as an strategy, to do a case study of the multi-method type, with quantitative and qualitative focus, aiming a wider approach of the investigated phenomenon. The results of the research aimed to evince a general vision by the participants about important points referring to the performance assessment procedures. It was observed that the Federal University of Rio Grande do Norte utilizes an evaluation by competence and that the model used by the Federal Institute of Pernambuco cannot provide subsidies for real analyses of the worker’s performance. Both the TAEs and the heads of the Federal Institution pointed in the survey that the performance rating is excessively subjective; that a new model of assessment, performed by the chiefs, by the work team and the worker himself, is needed. In the end, a new proposition was elaborated for the performance evaluation on the Federal Institute.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22484
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