Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22486
Título: Uma proposta de leitura com o gênero textual crônica no ensino de língua portuguesa
Autor(es): Santos, Francinaldo Aprigio dos
Orientador: Medeiros, Maria Assunção Silva
Palavras-chave: Leitura;Gêneros textuais;Crônica;Sequência didática;Produção textual
Data do documento: 13-Dez-2016
Referência: SANTOS, Francinaldo Aprigio dos. Uma proposta de leitura com o gênero textual crônica no ensino de língua portuguesa. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho de intervenção apresenta uma proposta de leitura com o gênero textual crônica elaborada com o intuito de incentivar os alunos de uma turma do 9º ano a apreciarem a leitura e discorrerem sobre ela, uma vez que a maioria deles, nessa etapa do Ensino Básico, apresenta dificuldade na leitura, compreensão e produção de textos. Dessa forma, a pesquisa expõe algumas intervenções para minimizar essa problemática com a aplicação de estratégias pedagógicas direcionadas a leituras através de Sequências Didáticas (SD), utilizando como recursos metodológicos algumas crônicas. Optou-se por trabalhar o gênero crônica, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (2001) sugerem um trabalho com gêneros literários privilegiados para a prática de leitura e escrita de textos. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo, de forma geral, refletir sobre as dificuldades de leitura e compreensão de textos pelos alunos do Ensino Fundamental II, além de investigar como o gênero textual crônica pode favorecer ao desenvolvimento da competência leitora do aluno, através de atividades diversificadas. Para isso, o trabalho se fundamentou em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto como Koch (2009) e Villardi (1999) que focalizam a importância da interação autor-texto-leitor e Antunes (2009), dentre outros que enfatizam os gêneros textuais como ponto de partida para o ensino da língua materna e a aquisição do processo da leitura e compreensão de textos; Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) sobre os gêneros na interação social; Dolz e Schneuwly (2004) que defendem uma proposta de ensino-aprendizagem centrada nos gêneros textuais, considerando a linguagem um instrumento de construção do conhecimento. Ainda, pode-se mencionar Solé (1998) que afirma ser possível utilizar diversas estratégias de leitura em sala de aula, tornando-a um recurso essencial à aquisição do conhecimento. Quanto à metodologia, a pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, com base na teoria de Triviños (1987) que ver esse tipo de pesquisa como um processo que se desenvolve em interação dinâmica, reformulando-se constantemente. Foi a partir dessa reformulação que se chegou à construção de um livro intitulado Crônicas do mundo (in)real: o cotidiano na narrativa literária constituído com as produções escritas pelos alunos. Produto esse não previsto no início desta dissertação, porém delineado entre professor e alunos nas aulas de Língua Portuguesa, através de oficinas da SD. Nesse sentido, concluiu-se que as estratégias e as intervenções pedagógicas, que enfocaram o gênero textual crônica dentro da concepção de linguagem como atividade interacional, contribuíram para aumentar a motivação dos alunos em ler e produzir textos relacionados a esse gênero. Assim, a prática de ensino de Língua Portuguesa, com os gêneros textuais, especificamente, a crônica como narrativa literária, pode ser um facilitador para o aperfeiçoamento da leitura e da compreensão textual, visto que é possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e sociodiscursivas de determinado gênero, e ao mesmo tempo, motivá-lo quanto à leitura.
Abstract: This intervention work presents a reading proposal with the chronic textual genre elaborated with the intention of encouraging the students of a class of the 9th grade to appreciate the reading and to talk about it, since most of them, in this stage of Basic Education, Presents difficulty in reading, understanding and producing texts. In this way, the research exposes some interventions to minimize this problem with the application of pedagogical strategies directed to readings through Didactic Sequences (SD), using as methodological resources some chronicles. We chose to work on the chronic genre, since the National Curriculum Parameters (PCN) of Portuguese Language (2001) suggest a work with privileged literary genres for the practice of reading and writing texts. In this perspective, the present study has, as a general objective, to reflect on the difficulties of reading and comprehension of texts by Primary School students, in addition to investigating how the chronic textual genre can favor the development of student reading competence through Diversified activities. For this, the work was based on theoretical references directed to the reading and production of the text as Koch (2009) and Villardi (1999) that focus on the importance of the interaction author-text-reader and Antunes (2009), among others that emphasize the Textual genres as a starting point for the teaching of the mother tongue and the acquisition of the process of reading and understanding texts; Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008) on genders in social interaction; Dolz and Schneuwly (2004) who defend a proposal of teaching-learning centered in the textual genres, considering the language an instrument of knowledge construction. Also, it can be mentioned that Solé (1998) states that it is possible to use several reading strategies in the classroom, making it an essential resource for acquiring knowledge. Regarding the methodology, the research is inserted in a qualitative approach, based on the theory of Triviños (1987) that see this type of research as a process that develops in dynamic interaction, constantly reformulating. It was from this reformulation that the construction of a book entitled Chronicles of the world (in) real: the quotidian in the literary narrative constituted with the productions written by the students. This product was not foreseen at the beginning of this dissertation, but outlined between teacher and students in the Portuguese Language classes, through SD workshops. In this sense, it was concluded that pedagogical strategies and interventions, which focused on the chronic textual genre within the conception of language as an interactional activity, contributed to increase students' motivation to read and produce texts related to this genre. Thus, the practice of teaching Portuguese Language, with textual genres, specifically, the chronic as a literary narrative, can be a facilitator for the improvement of reading and textual comprehension, since it is possible to expand the student's knowledge regarding the characteristics Structural, linguistic and sociodiscursive of a certain genre, and at the same time motivate him to read.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22486
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancinaldoAprigioDosSantos_DISSERT.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.