Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22524
Título: Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
Autor(es): Dublante, Carlos André Sousa
Orientador: Cabral Neto, Antonio
Palavras-chave: Democracia;Representação;Participação;Conselhos escolares
Data do documento: 28-Abr-2016
Referência: DUBLANTE, Carlos André Sousa. Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA. 2016. 336f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Esta tese “Gestão Democrática: o processo de representação nos Conselhos Escolares na Rede Pública Municipal de São Luís, MA”, teve por objetivo geral analisar as práticas instituídas no processo de representação nos Conselhos Escolares. De forma mais específica: a) compreender as bases que estruturam as propostas de democratização da gestão educacional no contexto brasileiro, enfatizando a representação da comunidade; b) conhecer as atribuições dos Conselhos Escolares e a sua participação na democratização da escola; c) analisar o processo de representação nos Conselhos Escolares, em escolas da rede pública municipal de São Luís-MA, tendo como parâmetro as relações entre os representantes e os representados. O objeto em foco está inserido em um contexto mais amplo, envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as ações para área educacional. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com as presidentes dos Conselhos Escolares e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: os mecanismos adotados para a escolha dos representantes dependem das necessidades das escolas; os representantes e a comunidade escolar não conhecem as atribuições dos conselhos; os representantes não avaliam as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar. Um dos principais desafios a serem superados é a falta de articulação dos representantes com os seus representados. Concluímos que para efetivação do processo representativo nos Conselhos Escolares é imprescindível que o mesmo seja considerado um espaço de reflexão democrática, a partir do trabalho coletivo, fundamentado na qualidade das relações entre os representantes e representados.
Abstract: This thesis on “Democratic Management: the process of representation on school councils in municipal public of São Luis, State of Maranhão” has as general objective to analyze the practices instituted in the representation process in School Councils. In a more specific way: a) to comprehend the bases which structure the educational democratic management proposals in the Brazilian context, by emphasizing community representation; b) to get to know the powers of the School Councils and their participation in school democratization; c) to analyze the representation process in the School Councils, in municipal public schools in São Luís, Maranhão, by having the relationship among the representatives and those represented. The aim in focus is inserted within a broader context, it involves historical, social, politic and economic aspects which determine the action towards the educational field. As for the technical procedures, we utilized a bibliographical, documental, field research by means of semi-structured interviews with the directors of the School Councils and the representatives of parentes, students, teachers, other workers and local community, in two schools of the municipal teaching network. The results of research evidence that: the tools adopted to choose the representatives depend on the school needs; the representatives and the school community do not know the council powers; the representatives do not evaluate the activities developed in the school management context. One of the main challenges to be overtaken is the lack of articulation of the representatives with their represented people. We conclude that in order to put forth the representative process in School Councils it is essential that it be considered a space dedicated to democratic thinking from group work based on the quality of the relationship among the representatives and the represented people.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22524
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.