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Título: O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, José Edmilson Felipe da
Palavras-chave: Complexos bilíngues;Educação de surdos;Inclusão;Exclusão;Educação inclusiva
Data do documento: 29-Jul-2016
Citação: SILVA, José Edmilson Felipe da. O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This qualitative research approach aims to study both practices and narratives in the curriculum of a municipal public school by the implementation of public inclusion policies in natalense educational field through Bilinguals References Complexes for Deaf people – Complexos Bilíngues de Referência para Surdos (CBRS). It was Based on social – historical methodological (FREITAS, 2003), and supported in Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) and on social cultural studies (JOHNSON, 1999; MATTELART; NEVEU, 2004) with emphasis on deaf studies (DORZIART, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 2012; LODI; MELO; FERNANDES, 2012). As theoretical support it was also important the contribution on the school curriculum (SILVA, 1995), deaf people education (LOPES, 2007; 2013) and community and deaf people culture (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). The research was carried out between the second half of 2014 and the first half of 2015 in one of the CBRS in Municipal educational system from Natal/RN. By aiming this way, the general curriculum analysis of Luiz Maranhão Municipal School through actions and announced of parts of its professionals involved with deaf students’ education and as specific aim to identify the deaf subject conception of proposals from the complexes and goals of education of these subjects in these spaces. For developing this paper. However, it was used tools such as interviews and questionnaires and as a research procedure the participant observation and group interviews. The data analyzed were based on content analysis (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). The data analysis brought up contradictions and differences on narratives and curricular practices. Before the analyzed data we came into the conclusion that in the first grades of CBRS in Cidade Nova, West Zone of Natal/RN, the fundamentals and demonstrated practices are not in accordance with the proposal of bilingual education of the Deaf movement and Deaf studies. The majority of collaborators see the deaf as a disabled person and bilingual education like one more expansion of people’s education with special needs.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22527
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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