Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22543
Title: Cidades médias não metropolitanas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil: dinâmica do emprego industrial no período de 1990 a 2013
Authors: Morais, Ana Cristina dos Santos
Keywords: Regiões;Emprego Formal;Especialização;Cadeias de Transição de Markov;Cidades Médias.
Issue Date: 3-Mar-2015
Citation: MORAIS, Ana Cristina dos Santos. Cidades médias não metropolitanas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil: dinâmica do emprego industrial no período de 1990 a 2013. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: As transformações econômicas ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas implicaram mudanças locacionais de empresas e de emprego, tanto entre regiões quanto entre áreas metropolitanas e não metropolitanas. A pesquisa visa identificar a dinâmica do emprego industrial nas cidades médias não metropolitanas das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, no período de 1990 a 2013. O objetivo é mostrar a concentração relativa do emprego, em função do deslocamento de indústrias em direção às cidades fora do contexto de regiões metropolitanas. A pesquisa utilizou-se do método histórico-dedutivo, visando observar as conexões entre o geral e o particular, por entender que as realidades locais são reflexos de ações não somente locais, mas principalmente nacionais e regionais. Utilizou-se a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), importante para a aplicação do Quociente de Localização (QL) nos 15 segmentos do setor industrial tendo o emprego como variável básica. O uso desse indicador mostra o grau de concentração relativa do segmento em cada uma das cidades em pauta, quando comparadas com suas respectivas regiões (Nordeste ou Sudeste). Além disso, incluiu-se a Matriz de Transição da Cadeia de Markov para avaliar as probabilidades de mudanças de estados nas variáveis analisadas. Os resultados mostraram que ocorreram aumentos das quantidades de empregos nas cidades das duas regiões. Do ponto de vista relativo, as cidade do Nordeste se sobressaíram em relação às do Sudeste.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22543
Appears in Collections:PPGECO - Mestrado em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CidadesMédiasMetropolitanas_Morais_2015.pdf6,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.