Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22630
Title: Avaliação de blocos intertravados com agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição de obras do município de Natal/RN
Other Titles: Evaluation of interconnected blocks with recycled construction and demolition of Natal/RN
Authors: Pederneiras, Cinthia Maia
Keywords: Resíduos de construção e demolição;Agregado reciclado;Blocos intertravados
Issue Date: 25-Feb-2017
Citation: PEDERNEIRAS, Cinthia Maia. Avaliação de blocos intertravados com agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição de obras do município de Natal/RN. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização dos resíduos de construção e demolição de obras gerados no município de Natal/ RN como agregados reciclados para a fabricação de blocos de pavimentação intertravada. Na primeira etapa foi realizada a caracterização minuciosa dos agregados miúdos e graúdos. Os ensaios utilizados para este fim foram granulometria, massa unitária, massa especifica, índice de forma, material pulverulento, material orgânico, absorção de água, inchamento, fluorescência de raio X (FRX), difratograma de raio X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A partir dos ensaios de caracterização de agregados naturais e reciclados pode-se estabelecer uma comparação das propriedades físicas, químicas e microscópicas. A fabricação dos blocos foi realizada com o traço em volume e substituição de 100% de agregados reciclados. As variáveis analisadas foram as condições dos agregados reciclados na mistura, investigando seu desempenho na condição seca, lavada e saturada. Os ensaios para analisar a viabilidade técnica dos blocos, conforme a norma específica NBR 9781 (2013), foram resistência à compressão (em idades de 7, 14, 28 e 270 dias) e absorção de água (aos 28 e 270 dias). Para avaliar o desgaste dos blocos foi construído um protótipo, o qual foi analisado após um ano de construção. Os blocos fabricados apenas com agregado miúdo reciclado apresentaram um incremento na resistência à compressão quando comparados aos blocos de referência. Já os blocos confeccionados com agregado graúdo reciclado obtiveram as menores resistências. Observou-se também que quando os agregados reciclados são lavados apresentam melhor desempenho no produto final. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para a aplicação dos blocos em ruas de baixo movimento e pouca carga. Com o intenso crescimento dos resíduos oriundos da construção civil, destaca-se a relevância desta pesquisa, a qual propõe a fabricação de um produto sustentável que visa minimizar o uso dos recursos naturais e promover uma destinação adequada para os resíduos gerados.
Abstract: This work aims to analyze the use of construction and demolition waste in Natal / RN as recycled aggregates for precast concrete paving blocks. In the first stage, the detailed characterization of the aggregates (fine and coarse) was carried out. The tests used for this purpose were grading curves, bulk density, dry specific density, powdery material, organic material, water absorption, X-ray fluorescence (FRX), X-ray diffraction (XRD) and electron microscopy of Scanning (SEM). From the characterization tests of natural and recycled aggregates is possible to analyze physical, chemical and microscopic properties. Ten different mixes were analyzed with an effective water/cement ratio of 0.4 for recycled rates of coarse and fine aggregates of 100%. This research analyzed the conditions of the recycled aggregates in the mixture (dry, washed and saturated), evaluation of the performance of aggregates in a concrete mix. The tests to analyze the technical viability of the concrete blocks, according to the specific norm NBR 9781 (2013), were compressive strength (at ages of 7, 14, 28 and 270 days) and water absorption (at ages of 28 and 270 days). To evaluate the durability, a prototype was constructed, which was analyzed after one year of construction. The blocks made with only recycled sand showed an increase in the results of compressive strength when compared to the reference blocks. The blocks made with recycled coarse obtained the smallest resistance. It was also observed that when the recycled aggregates are washed present a better performance in the final product. The results obtained were satisfactory for the application of the blocks in streets of low movement and low load. With the intense growth of waste from civil construction, the relevance of this research is proposes the manufacture of a sustainable product that aims to minimize the use of natural resources and promote a proper destination for the waste generated.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22630
Appears in Collections:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CinthiaMaiaPederneiras_DISSERT.pdf5.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.