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Título: Desenvolvimento de um sistema didático para a formação da habilidade de explicar as propriedades dos isômeros, em licenciandos em química, na perspectiva da teoria de P.YA. Galperin
Autor(es): Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso
Palavras-chave: Formação e profissionalização docente;Teoria de Galperin;Formação de habilidades
Data do documento: 28-Fev-2014
Citação: MARCELINO JÚNIOR, Cristiano de Almeida Cardoso. Desenvolvimento de um sistema didático para a formação da habilidade de explicar as propriedades dos isômeros, em licenciandos em química, na perspectiva da teoria de P.YA. Galperin. 2014. 317f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: This study presents the design of a didactic system to be used as a reference, to the activity of teaching chemistry teachers about the ability to explain the properties of the isomers. The study is based on the presupposition that the formation of this ability generalizes a more ample ability – that of explaining the properties of the substances – and that it is part of the dialectic relation between the initial formative activity and the professional activity of the chemistry teacher. The study used dialectic and historical materialism for the general theoretical-methodological direction of the study. In principle, the theory of planned formation of mental actions and concepts, proposed by Piotr Yakovlevich Galperin (2001), was taken as basis for the epistemological, psychological and pedagogic plan. Nina Talízina (2009, 1987) and Isauro Beltrán Núñez (2009, 1999, 1992), are the other two main authors used to compose the reference base of the study. To help the conception and the development of the didactic system, an investigation of the isomerism content in the following sources was carried out: i) organic chemistry books of different levels; ii) tests of serial systems of assessment (SSA) from public universities and from the Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM) [on a par with the SATs in the US]; and iii) official documents of the Brazilian educational system. The results of the analyses verified that isomerism is a traditional content officially instituted in the country, but that has been neglected by the ENEM and receives a treatment in the SSA tests similar to that presented in high school didactic books. Generally, the structures followed by the books have differences in the quality of the contents contemplated, according to the teaching level, and follow a linear and disarticulated sequence. The objectives of the proposed didactic system are directly related to qualitative indicators based on planning, orientation, execution and control of the formative process of the general ability of teaching, and to the evaluation of this development. The determination of the content was carried out by applying the theoretical method of the activity, considering the relation between the formal competence of the chemistry teacher, the abilities to be developed along his/her initial formative activity and the basic tasks of the future chemistry teacher in his/her field of professional work. The structuring of the content was carried out with a structural-functional systemic focus. A functional invariant of execution of ability was also developed to be used in proposals following the cognoscitive cycle stages proposed by Galperin, with an orientation base of activity type III. Thus, different teaching situations were developed to be used as a task system for the formation of the ability of teaching, in a didactic system taken as a whole, which contributes to teaching chemistry teachers to better teach the contents of the field of chemistry.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta o desenho de um sistema didático para servir como referência à atividade de ensino de professores de química, no que diz respeito à formação da habilidade de explicar as propriedades dos isômeros. Partiu-se do pressuposto que a formação dessa habilidade generaliza uma habilidade mais ampla, de explicar as propriedades das substâncias, e permeia a relação dialética entre a atividade formativa inicial e a atividade profissional do professor de química. Assumiu-se o materialismo dialético e histórico para orientação teórico-metodológica geral do estudo. Dos seus fundamentos se alicerça a teoria de formação planejada das ações mentais e dos conceitos, proposta por Piotr Yakovlevich Galperin (2001), tomada como a base para as posições efetuadas no plano epistemológico, psicológico e pedagógico. Nina Talízina (2009, 1987) e Isauro Beltrán Núñez (2009, 1999, 1992) também se destacam como os outros dois principais autores utilizados para compor o referencial adotado. Para subsidiar a concepção e o desenvolvimento do sistema didático, realizou-se uma investigação da abordagem do conteúdo isomeria nas seguintes fontes: i) livros de química orgânica de diferentes níveis de ensino; ii) provas de sistemas de avaliação seriada (SSA) de universidades públicas e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM; e iii) documentos oficiais do sistema educacional brasileiro. Os resultados das análises permitiram verificar que a isomeria é um conteúdo tradicional e oficialmente instituído no País, mas que tem sido negligenciado pelo ENEM e recebe um tratamento nas provas dos SSA similar ao apresentado nos livros didáticos do ensino médio. De um modo geral, as estruturações seguidas pelos livros guardam diferenças na quantidade de conteúdos contemplados, de acordo com o nível de ensino, e seguem uma sequência linear e desarticulada. O sistema didático proposto teve os seus objetivos diretamente relacionados a indicadores qualitativos, voltados ao planejamento, à orientação, à execução e ao controle do processo formativo da habilidade geral e à avaliação do seu desenvolvimento. A determinação do conteúdo foi realizada pela aplicação do método teórico da atividade, considerando a correspondência entre a competência formal do licenciado de química, as habilidades a serem desenvolvidas ao longo da sua atividade formativa inicial e as tarefas básicas do futuro professor de química no seu campo de atuação profissional. A estruturação do conteúdo foi realizada com o enfoque sistêmico estrutural-funcional. Também se desenvolveu uma invariante funcional de execução da habilidade, para ser utilizada em propostas seguindo nas etapas do ciclo cognoscitivo proposto por Galperin, com um a base orientadora da atividade do tipo III. Nesse sentido, desenvolveram-se diferentes situações de ensino para serem utilizadas como um sistema de tarefas para a formação da habilidade, na perspectiva tomada para o sistema didático como um todo, de contribuir para ensinar a licenciandos em química a ensinarem conteúdos químicos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22698
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

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