Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22711
Título: Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®): uma pesquisa-ação na atenção primária à saúde
Autor(es): Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro
Palavras-chave: Atenção primária em saúde;Enfermagem;Consulta de enfermagem
Data do documento: 20-Dez-2016
Citação: PAULINO, Tayssa Suelen Cordeiro. Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®): uma pesquisa-ação na atenção primária à saúde. 2016. 106f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A enfermagem tem buscado a unificação da linguagem por meio de várias iniciativas para o desenvolvimento de classificações para a sua prática profissional. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) representa o marco unificador de todos os sistemas de classificação de elementos da prática de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem) disponíveis na área em âmbito profissional que surge em resposta às necessidades reconhecidas pela profissão. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi implementar as contribuições da Classificação Internacional para a Prática em Enfermagem no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Foi realizada uma pesquisa-ação com os enfermeiros de uma Estratégia Saúde da Família da zona leste do município de Natal/RN. Segundo Thiollent a pesquisa-ação agrega diversas técnicas de pesquisa social possibilitando a construção coletiva e ativa de todos os sujeitos envolvidos no problema ao oferecer um suporte maior na atividade diária do profissional. A princípio foi elaborado um diagnóstico situacional da realidade, que contribuiu para implementação das ações, nesta etapa foi evidenciado a falta de conhecimento das enfermeiras acerca da CIPE® e das contribuições que esta traz para a práxis profissional. Deste modo, as ações planejadas e executadas foram: aproximação com a realidade e exposição da mesma; rodas de conversas sobre a aplicabilidade e funcionalidade da consulta de enfermagem através de exposição-dialogada; rodas de conversa sobre a importância da utilização da CIPE® durante a consulta de enfermagem por meio de dinâmica de grupo e exposição-dialogada. Assim sendo, pode-se inferir que a estratégia da pesquisa-ação para consolidação e aplicabilidade da CIPE® nos serviços de saúde constitui-se como um marco unificador da práxi em enfermagem, tornando a consulta de enfermagem o eixo central para consolidação de um fazer eficiente e eficaz, contribuindo assim para o crescimento da categoria profissional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22711
Aparece nas coleções:PPGE - Doutorado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TayssaSuelenCordeiroPaulino_TESE.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.