Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22737
Título: Simulação dinâmica de uma unidade de destilação atmosférica de petróleo usando o software UniSim® - estudo de caso
Autor(es): Nunes, Priscilla de Lima
Palavras-chave: Simulação;estacionária;dinâmica;unidade;destilação;petróleo;atmosférica.
Data do documento: 31-Jul-2014
Citação: NUNES, Priscilla de Lima. Simulação dinâmica de uma unidade de destilação atmosférica de petróleo usando o software UniSim® - estudo de caso. 2014. 92f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Neste trabalho, as simulações estacionária e dinâmica foram realizadas para uma unidade de destilação atmosférica de uma refinaria de petróleo bruto. Esta unidade representa o núcleo de quase todas as refinarias e possui um dos processos mais complexos, caracterizado por interações múltiplas e alto nível de não-linearidades. Para a realização da das simulações utilizou-se como ferramenta o simulador comercial de processos químicos UniSim® Design R420. A unidade atmosférica foi simulada levando em conta os equipamentos auxiliares principais. Ajustes de variáveis do sistema foram realizados de forma a fazer com que as especificações dos produtos fossem atendidas. Uma análise de sensibilidade foi conduzida, avaliando as principais variáveis do sistema de forma a obter os limites de convergência da simulação. O sistema foi ampliado do estado estacionário para simulação dinâmica. A partir da simulação dinâmica e dos dados de entrada e saída dos testes de identificação do projeto de implantação do controle avançado da unidade em estudo, aplicou-se os mesmos valores dos degraus nas mesmas variáveis manipuladas na simulação e observou-se a variação da variável controlada. Foi possível calcular o ganho do processo de cada variável. Os ganhos obtidos na simulação apresentaram sinais iguais e valores aproximados aos testes de identificação com exceção do modelo da variável PIC-030 que nos testes de identificação apresentou comportamento inesperado e não foi inclusa nos modelos do controlador.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, as simulações estacionária e dinâmica foram realizadas para uma unidade de destilação atmosférica de uma refinaria de petróleo bruto. Esta unidade representa o núcleo de quase todas as refinarias e possui um dos processos mais complexos, caracterizado por interações múltiplas e alto nível de não-linearidades. Para a realização da das simulações utilizou-se como ferramenta o simulador comercial de processos químicos UniSim® Design R420. A unidade atmosférica foi simulada levando em conta os equipamentos auxiliares principais. Ajustes de variáveis do sistema foram realizados de forma a fazer com que as especificações dos produtos fossem atendidas. Uma análise de sensibilidade foi conduzida, avaliando as principais variáveis do sistema de forma a obter os limites de convergência da simulação. O sistema foi ampliado do estado estacionário para simulação dinâmica. A partir da simulação dinâmica e dos dados de entrada e saída dos testes de identificação do projeto de implantação do controle avançado da unidade em estudo, aplicou-se os mesmos valores dos degraus nas mesmas variáveis manipuladas na simulação e observou-se a variação da variável controlada. Foi possível calcular o ganho do processo de cada variável. Os ganhos obtidos na simulação apresentaram sinais iguais e valores aproximados aos testes de identificação com exceção do modelo da variável PIC-030 que nos testes de identificação apresentou comportamento inesperado e não foi inclusa nos modelos do controlador.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22737
Aparece nas coleções:PPGEQ - Mestrado em Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PriscillaDeLimaNunes_DISSERT.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.