Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22761
Título: Ação da suplementação com ácido ascórbico na morfologia do miocárdio de camundongos mdx
Autor(es): Oliveira, Marília Fabiana Pimentel de
Orientador: Clebis, Naianne Kelly
Palavras-chave: Distrofia Muscular de Duchenne;Coração;Fibrose;Estresse Oxidativo;Ácido Ascórbico
Data do documento: 21-Dez-2015
Referência: OLIVEIRA, Marília Fabiana Pimentel de. Ação da suplementação com ácido ascórbico na morfologia do miocárdio de camundongos mdx. 2015. 76f. Dissertação (Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença de origem genética recessiva ligada ao cromossomo X caracterizada pela ausência da distrofina, que induz a fibrose e necrose muscular devido ao estresse oxidativo. No coração, estas lesões podem levar à insuficiência cardíaca e a morte. Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos do estresse oxidativo identificado pela expressão da cyclooxygenase-2 (COX-2) na morfologia do tecido cardíaco de camundongos mdx, bem como os efeitos do ácido ascórbico (AA) sobre estes parâmetros. Foram utilizados 60 camundongos machos, sendo 30 C57BL/10 e 30 C57BL/10Mdx separados em seis grupos de acordo com a idade e tratamento (n=10/grupo): controle com 30 dias de idade (C30); distrófico com 30 dias de idade (D30); controle com 60 dias de idade (C60); distrófico com 60 dias de idade (D60); controle com 60 dias de idade suplementados com AA (CS60); e distrófico com 60 dias de idade suplementados com AA (DS60). As amostras de tecido cardíacos foram corados pelas técnicas de Tricrômico de Masson, Picrosirius red sob luz polarizada e Imunohistoquímica da COX-2. Os resultados demonstraram aumento de fibras colágenas em D30 e diminuição na área ocupada por cardiomiócitos em D60. A expressão da enzima COX-2 foi maior nos grupos C30, D30 e D60 indicando, provavelmente, em C30 um processo de desenvolvimento celular e, em animais distróficos, aumento do estresse oxidativo que levaram à fibrose. A suplementação com AA preveniu a perda muscular em DS60 em relação ao D60, bem como diminuição da fibrose e da expressão de COX-2 em DS60, comprovando a ação protetora do AA no coração de camundongos mdx.
Abstract: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença de origem genética recessiva ligada ao cromossomo X caracterizada pela ausência da distrofina, que induz a fibrose e necrose muscular devido ao estresse oxidativo. No coração, estas lesões podem levar à insuficiência cardíaca e a morte. Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos do estresse oxidativo identificado pela expressão da cyclooxygenase-2 (COX-2) na morfologia do tecido cardíaco de camundongos mdx, bem como os efeitos do ácido ascórbico (AA) sobre estes parâmetros. Foram utilizados 60 camundongos machos, sendo 30 C57BL/10 e 30 C57BL/10Mdx separados em seis grupos de acordo com a idade e tratamento (n=10/grupo): controle com 30 dias de idade (C30); distrófico com 30 dias de idade (D30); controle com 60 dias de idade (C60); distrófico com 60 dias de idade (D60); controle com 60 dias de idade suplementados com AA (CS60); e distrófico com 60 dias de idade suplementados com AA (DS60). As amostras de tecido cardíacos foram corados pelas técnicas de Tricrômico de Masson, Picrosirius red sob luz polarizada e Imunohistoquímica da COX-2. Os resultados demonstraram aumento de fibras colágenas em D30 e diminuição na área ocupada por cardiomiócitos em D60. A expressão da enzima COX-2 foi maior nos grupos C30, D30 e D60 indicando, provavelmente, em C30 um processo de desenvolvimento celular e, em animais distróficos, aumento do estresse oxidativo que levaram à fibrose. A suplementação com AA preveniu a perda muscular em DS60 em relação ao D60, bem como diminuição da fibrose e da expressão de COX-2 em DS60, comprovando a ação protetora do AA no coração de camundongos mdx.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22761
Aparece nas coleções:PGBIOEF - Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AcaoSuplementacaoAcido_Oliveira_2015.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.