Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22791
Título: O universo das imagens técnicas e a xilogravura na sociedade midiática: um estudo de caso na perspectiva teórica de Vilém Flusser
Autor(es): Brito, Geórgia Monteiro Gomes de
Orientador: Hanke, Michael Manfred
Palavras-chave: Xilogravura;Vilém Flusser;Imagem técnica
Data do documento: 15-Fev-2016
Referência: BRITO, Geórgia Monteiro Gomes de. O universo das imagens técnicas e a xilogravura na sociedade midiática: um estudo de caso na perspectiva teórica de Vilém Flusser. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A imagem técnica, apresentada na teoria de Vilém Flusser como expoente de toda uma concepção imagética característica da sociedade midiática, constitui o ponto de partida através do qual analisamos nesta pesquisa algumas das implicações trazidas pela revolução digital das mídias. Utilizamos a técnica da xilogravura como estudo de caso do comportamento adquirido por tais mídias dentro de novos contextos comunicacionais, que envolve desde a perda dos suportes tradicionais até a sua imersão no meio digital. Ao investigar a evolução da xilogravura como mídia e objeto técnico, encontramos um caminho possível de análise dos diferentes tipos de produção material e simbólica que se inserem no universo das imagens técnicas, bem como da produção de sentido que é implicada e representada por esta mídia. Palavras-chave: Imagem técnica. Sociedade midiática. Teoria de Vilém Flusser. Xilogravura.
Abstract: A imagem técnica, apresentada na teoria de Vilém Flusser como expoente de toda uma concepção imagética característica da sociedade midiática, constitui o ponto de partida através do qual analisamos nesta pesquisa algumas das implicações trazidas pela revolução digital das mídias. Utilizamos a técnica da xilogravura como estudo de caso do comportamento adquirido por tais mídias dentro de novos contextos comunicacionais, que envolve desde a perda dos suportes tradicionais até a sua imersão no meio digital. Ao investigar a evolução da xilogravura como mídia e objeto técnico, encontramos um caminho possível de análise dos diferentes tipos de produção material e simbólica que se inserem no universo das imagens técnicas, bem como da produção de sentido que é implicada e representada por esta mídia. Palavras-chave: Imagem técnica. Sociedade midiática. Teoria de Vilém Flusser. Xilogravura.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22791
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeorgiaMonteiroGomesDeBrito_DISSERT.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.