Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22791
Title: O universo das imagens técnicas e a xilogravura na sociedade midiática: um estudo de caso na perspectiva teórica de Vilém Flusser
Authors: Brito, Geórgia Monteiro Gomes de
Keywords: Xilogravura;Vilém Flusser;Imagem técnica
Issue Date: 15-Feb-2016
Citation: BRITO, Geórgia Monteiro Gomes de. O universo das imagens técnicas e a xilogravura na sociedade midiática: um estudo de caso na perspectiva teórica de Vilém Flusser. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Abstract: A imagem técnica, apresentada na teoria de Vilém Flusser como expoente de toda uma concepção imagética característica da sociedade midiática, constitui o ponto de partida através do qual analisamos nesta pesquisa algumas das implicações trazidas pela revolução digital das mídias. Utilizamos a técnica da xilogravura como estudo de caso do comportamento adquirido por tais mídias dentro de novos contextos comunicacionais, que envolve desde a perda dos suportes tradicionais até a sua imersão no meio digital. Ao investigar a evolução da xilogravura como mídia e objeto técnico, encontramos um caminho possível de análise dos diferentes tipos de produção material e simbólica que se inserem no universo das imagens técnicas, bem como da produção de sentido que é implicada e representada por esta mídia. Palavras-chave: Imagem técnica. Sociedade midiática. Teoria de Vilém Flusser. Xilogravura.
Portuguese Abstract: A imagem técnica, apresentada na teoria de Vilém Flusser como expoente de toda uma concepção imagética característica da sociedade midiática, constitui o ponto de partida através do qual analisamos nesta pesquisa algumas das implicações trazidas pela revolução digital das mídias. Utilizamos a técnica da xilogravura como estudo de caso do comportamento adquirido por tais mídias dentro de novos contextos comunicacionais, que envolve desde a perda dos suportes tradicionais até a sua imersão no meio digital. Ao investigar a evolução da xilogravura como mídia e objeto técnico, encontramos um caminho possível de análise dos diferentes tipos de produção material e simbólica que se inserem no universo das imagens técnicas, bem como da produção de sentido que é implicada e representada por esta mídia. Palavras-chave: Imagem técnica. Sociedade midiática. Teoria de Vilém Flusser. Xilogravura.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22791
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeorgiaMonteiroGomesDeBrito_DISSERT.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.