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Título: Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes
Autor(es): Teixeira Filho, Almir César
Palavras-chave: Ensino de literatura;Letramento;Carta literária;Unidade temática
Data do documento: 20-Ago-2015
Citação: TEIXEIRA FILHO, Almir César. Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: "Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012).
metadata.dc.description.resumo: "Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22800
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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