Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22809
Título: A mobilização de lipídeos e proteínas de reserva é simultaneamente modulada por açúcares durante o estabelecimento da plântula em girassol
Autor(es): Barros, Paula Simone Ortiz
Orientador: Voigt, Eduardo Luiz
Palavras-chave: Helianthus annuus L.;partição de açúcares;relação fonte-dreno;sinalização de açúcares
Data do documento: 29-Out-2015
Referência: BARROS, Paula Simone Ortiz. A mobilização de lipídeos e proteínas de reserva é simultaneamente modulada por açúcares durante o estabelecimento da plântula em girassol. 2015. 47f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Experimentos de suplementação in vitro utilizando plântulas de girassol foram realizados para investigar o efeito modulador de açúcares exógenos sobre a mobilização de diferentes reservas e as alterações concomitantes sobre a partição de metabólitos e a atividade de enzimas degradadoras. Quando sacarose 100 mM foi adicionada ao meio de cultura, a mobilização de lipídeos e proteínas de reserva foi retardada nos cotilédones. Uma mistura equimolar de glicose e frutose falhou em mimetizar esta resposta, mas resultados semelhantes foram encontrados utilizando concentração equimolar de glicose ou análogos não metabolizáveis da glicose. O atraso da mobilização lipídeos e proteínas de reserva é acompanhado pela acumulação de açúcares não redutores em um gradiente decrescente das raízes para os cotilédones. Além disso, a glicose e os açúcares não-metabolizáveis, manose e 3-O-metil-glicose, foram capazes de diminuir a atividade de lipases, amilases e proteases ácidas nos cotilédones. De acordo com estes resultados, açúcares exógenos modulam a mobilização das principais reservas (lipídeos e proteínas de reserva) durante o estabelecimento de plântulas em girassol. Esta resposta não foi especificamente desencadeada por sacarose e não foi exclusivamente devido a efeitos metabólicos dos açúcares. As atividades das diferentes enzimas degradadoras de reservas são simultaneamente moduladas pela glicose exógena. Um gradiente de açúcares não redutores (provavelmente sacarose) pode desempenhar um papel na sinalização à longa distância, indicando alterações da relação fonte-dreno.
Abstract: Experimentos de suplementação in vitro utilizando plântulas de girassol foram realizados para investigar o efeito modulador de açúcares exógenos sobre a mobilização de diferentes reservas e as alterações concomitantes sobre a partição de metabólitos e a atividade de enzimas degradadoras. Quando sacarose 100 mM foi adicionada ao meio de cultura, a mobilização de lipídeos e proteínas de reserva foi retardada nos cotilédones. Uma mistura equimolar de glicose e frutose falhou em mimetizar esta resposta, mas resultados semelhantes foram encontrados utilizando concentração equimolar de glicose ou análogos não metabolizáveis da glicose. O atraso da mobilização lipídeos e proteínas de reserva é acompanhado pela acumulação de açúcares não redutores em um gradiente decrescente das raízes para os cotilédones. Além disso, a glicose e os açúcares não-metabolizáveis, manose e 3-O-metil-glicose, foram capazes de diminuir a atividade de lipases, amilases e proteases ácidas nos cotilédones. De acordo com estes resultados, açúcares exógenos modulam a mobilização das principais reservas (lipídeos e proteínas de reserva) durante o estabelecimento de plântulas em girassol. Esta resposta não foi especificamente desencadeada por sacarose e não foi exclusivamente devido a efeitos metabólicos dos açúcares. As atividades das diferentes enzimas degradadoras de reservas são simultaneamente moduladas pela glicose exógena. Um gradiente de açúcares não redutores (provavelmente sacarose) pode desempenhar um papel na sinalização à longa distância, indicando alterações da relação fonte-dreno.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22809
Aparece nas coleções:PPGB - Mestrado em Bioquímica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MobilizacaoLipídeosProteínas_Barros_2015.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.