Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22846
Título: O ethos no discurso literário: a imagem do louco em "Crônica da banalidade", de Carlos de Souza
Autor(es): Ramalho, Karina Dantas Villar
Orientador: Muniz, Cellina Rodrigues
Palavras-chave: Discurso;Ethos;Loucura;Cenas de enunciação
Data do documento: 23-Fev-2015
Referência: RAMALHO, Karina Dantas Villar. O ethos no discurso literário: a imagem do louco em "Crônica da banalidade", de Carlos de Souza. 2015. 89f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: “Crônica da Banalidade” é um romance do escritor norte-rio-grandense Carlos de Souza, publicado em 1988, que aborda o tema da loucura, assim como outros romances o fizeram naquele período (Recomendações a todos, de Alex Nascimento e “Dotô, casa comigo?, um romance esquizoide” de Ruben G. Nunes). Neste estudo, analisamos a construção do ethos de louco na obra de Carlos de Souza. Com base nos recursos linguísticos, operados em Crônica da Banalidade, bem como as cenas enunciativas, temos como objetivos: descrever as representações/imagens do narrador-personagem no romance e explicar como as cenografias que constituem a obra literária sustentam a imagem do louco. O corpus desta pesquisa é constituído por 10 (dez) cenas, cuja escolha se deu a partir de dois critérios: o primeiro, pela construção gradativa do sujeito que vai apresentando sintomas da loucura até seu internamento no hospício; o segundo, escolhemos as cenas nas quais observamos os procedimentos de exclusão e segregação do “louco”. Para tanto, nos ancoramos nas categorias “ethos” e “cenas enunciativas” de MAINGUENEAU (2008, 2010, 2012) e nos “procedimentos de exclusão” FOUCAULT (1971, 2012). No percurso da pesquisa, interpretamos que as cenas enunciativas nos revelam o ethos de louco do protagonista, amparada em representações estereotipadas, manifestadas nos traços da incoerência, da autoexclusão, alienação mental, confinamento e alcoolismo. Apresentamos como a imagem do narrador-personagem “louco” se assenta na oposição loucura versus razão, reproduzindo o procedimento de segregação, típico das sociedades disciplinares. Consideramos este trabalho relevante para a consolidação de pesquisas em Análise do Discurso (AD), especialmente por trabalhar na interface entre a Linguística Aplicada e a Literatura, tendo em vista que o objeto teórico não é a língua, mas o discurso, sendo este último um lugar que articula língua, visões de mundo e subjetividade.
Abstract: "Chronicle Banality" is a novel of the North Rio Grande writer Carlos de Souza, published in 1988, which addresses the theme of madness, like other novels did in that period (Recommendations everyone from Alex Birth and "dote, home with me ?, one schizoid novel "Ruben G. Nunes). In this study, we analyzed the construction of crazy ethos in the work of Carlos de Souza. Based on the linguistic resources, operated in Chronicle Banality and the enunciative scenes, we aim to describe the representations / images of the narrator-character in the novel and explain how the set designs that are the literary support the crazy image. The corpus of this research consists of ten (10) scenes, whose choice was based on two criteria: first, the gradual construction of the subject will have symptoms of madness to his internment in the asylum; the second, choose the scenes in which we see the exclusion procedures and segregation of "crazy". Therefore, the anchor in the "ethos" and "enunciative scenes" MAINGUENEAU (2008, 2010, 2012) and "exclusion procedures" Foucault (1971, 2012). In the course of the research, interpret the enunciative scenes reveal the crazy ethos of the protagonist, based on stereotyped representations, expressed the waves of the inconsistency, of self-exclusion, mental illness, alcoholism and confinement. Here is how the image of the narrator-character "crazy" is based on the madness versus reason opposition, reproducing the segregation procedure, typical of disciplinary societies. We consider this important work for the consolidation of research in discourse analysis (AD), especially for working at the interface between Applied Linguistics and Literature, given that the theoretical object is not the language, but the speech, the latter being a place that articulates language, worldviews and subjectivity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22846
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarinaDantasVillarRamalho_DISSERT..pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.