Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22857
Título: Espaços urbanos e relações contemporâneas no filme Medianeras
Autor(es): Moura, Vanessa Paula Trigueiro
Palavras-chave: Cinema;Imaginário;Cidade;Cotidiano midiatizado
Data do documento: 29-Abr-2016
Citação: MOURA, Vanessa Paula Trigueiro. Espaços urbanos e relações contemporâneas no filme Medianeras. 2016. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: A presente pesquisa estabelece uma investigação iniciada na obra audiovisual argentina intitulada Medianeras. Esse corpus empírico torna-se o lugar de representação que nos permite refletir sobre o imaginário da vida urbana, possibilitando, por meio da análise e interpretação fílmica, uma leitura não só da linguagem e técnicas cinematográficas, mas uma leitura dos fenômenos sociais contemporâneos que envolvem a cidade e suas relações. Ou seja, questões da sociabilidade contemporânea são retratadas a partir da narrativa fílmica, que reflete a lógica do cotidiano midiatizado na organização e fluxo das grandes cidades. Para tanto, o trabalho apresenta as etapas de uma produção cinematográfica, objetivando a compreensão do processo de produção audiovisual, admitindo que a intencionalidade aplicada por meio dos recursos da linguagem, também é construída por meio de imaginários, a partir da experiência urbana dos diretores. Além disso, após um processo de contextualização da produção de Medianeras e do desenvolvimento da análise fílmica, propomos uma reflexão por meio de chaves de leitura, que atuam no campo do imaginário do público, e nesse caso, também da pesquisadora. Identifica-se, portanto, um processo de cointencionalidade por meio de uma discussão que extrapola os limites da narrativa e busca a compreensão de aspectos que constituem a complexidade da organização da sociedade contemporânea, urbana e midiatizada.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa estabelece uma investigação iniciada na obra audiovisual argentina intitulada Medianeras. Esse corpus empírico torna-se o lugar de representação que nos permite refletir sobre o imaginário da vida urbana, possibilitando, por meio da análise e interpretação fílmica, uma leitura não só da linguagem e técnicas cinematográficas, mas uma leitura dos fenômenos sociais contemporâneos que envolvem a cidade e suas relações. Ou seja, questões da sociabilidade contemporânea são retratadas a partir da narrativa fílmica, que reflete a lógica do cotidiano midiatizado na organização e fluxo das grandes cidades. Para tanto, o trabalho apresenta as etapas de uma produção cinematográfica, objetivando a compreensão do processo de produção audiovisual, admitindo que a intencionalidade aplicada por meio dos recursos da linguagem, também é construída por meio de imaginários, a partir da experiência urbana dos diretores. Além disso, após um processo de contextualização da produção de Medianeras e do desenvolvimento da análise fílmica, propomos uma reflexão por meio de chaves de leitura, que atuam no campo do imaginário do público, e nesse caso, também da pesquisadora. Identifica-se, portanto, um processo de cointencionalidade por meio de uma discussão que extrapola os limites da narrativa e busca a compreensão de aspectos que constituem a complexidade da organização da sociedade contemporânea, urbana e midiatizada.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22857
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaPaulaTrigueiroMoura_DISSERT.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.