Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22863
Título: Representação discursiva de Nordeste nas cartas trocadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade
Autor(es): Nóbrega, Cristiane Maria Praxedes de Souza
Palavras-chave: Análise Textual dos Discursos;Representação discursiva;Câmara Cascudo;Mário de Andrade;Nordeste
Data do documento: 19-Fev-2016
Citação: NÓBREGA, Cristiane Maria Praxedes de Souza. Representação discursiva de Nordeste nas cartas trocadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade. 2016. 150f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho objetiva abordar a questão da construção da representação discursiva de Nordeste no discurso produzido nas cartas trocadas por Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Propõe-se, pois, analisar como essas representações são construídas discursivamente e interpretar os efeitos de sentido por elas produzidos, por meio de categorias semânticas ou conceituais da representação discursiva, a saber: a tematização (referenciação), a predicação, a aspectualização (modificação) das referenciações e dos processos, a localização espacial e temporal, as isotopias e outras. Este estudo se encontra fundamentado na Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008, 2011), nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, principalmente os que focalizam as questões atinentes à referenciação e a Lógica de Grize (1990, 1996). A abordagem da pesquisa é qualitativa, com apoio em alguns dados quantitativos (OLIVEIRA, 2012), opção que torna a análise mais rica e completa. Como hipótese de trabalho, apresenta-se o fato de que essas categorias possibilitam analisar e interpretar a elaboração das imagens do Nordeste, construídas no discurso de Câmara Cascudo e Mário de Andrade entre os períodos de 1924 a 1944, proporcionando uma representação mais ampla da região Nordeste conectada as outras representações mais específicas. O corpus desta pesquisa se constitui de sequências temáticas extraídas das cartas supracitadas. Verifica -se, portanto, que a anális e aponta para a construção de uma representação de Nordeste como espaço constitutivo da brasilidade a partir de um conjunto de imagens associadas a aspectos culturais relacionados à constituição dos traços identitários da região.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva abordar a questão da construção da representação discursiva de Nordeste no discurso produzido nas cartas trocadas por Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Propõe-se, pois, analisar como essas representações são construídas discursivamente e interpretar os efeitos de sentido por elas produzidos, por meio de categorias semânticas ou conceituais da representação discursiva, a saber: a tematização (referenciação), a predicação, a aspectualização (modificação) das referenciações e dos processos, a localização espacial e temporal, as isotopias e outras. Este estudo se encontra fundamentado na Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008, 2011), nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, principalmente os que focalizam as questões atinentes à referenciação e a Lógica de Grize (1990, 1996). A abordagem da pesquisa é qualitativa, com apoio em alguns dados quantitativos (OLIVEIRA, 2012), opção que torna a análise mais rica e completa. Como hipótese de trabalho, apresenta-se o fato de que essas categorias possibilitam analisar e interpretar a elaboração das imagens do Nordeste, construídas no discurso de Câmara Cascudo e Mário de Andrade entre os períodos de 1924 a 1944, proporcionando uma representação mais ampla da região Nordeste conectada as outras representações mais específicas. O corpus desta pesquisa se constitui de sequências temáticas extraídas das cartas supracitadas. Verifica -se, portanto, que a anális e aponta para a construção de uma representação de Nordeste como espaço constitutivo da brasilidade a partir de um conjunto de imagens associadas a aspectos culturais relacionados à constituição dos traços identitários da região.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22863
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianeMariaPraxedesDeSouzaNobrega_TESE.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.