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Título: Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio no município de Natal-RN
Autor(es): Lima, William de Mendonça
Palavras-chave: Mobilidade espacial da população;Espaço de vida;Rendimento escolar
Data do documento: 23-Fev-2015
Citação: LIMA, William de Mendonça. Novas mobilidades, espaço de vida e desempenho escolar: o caso dos estudantes de ensino médio no município de Natal-RN. 2015. 106f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The spatial distribution of basic education services (average) in Natal - RN is marked by an imbalance between supply and demand. That is a function of this disordered urbanization process in this city over the last decades. This fosters the need for daily mobility of the population that public which often crosses the city in search of that service. Bringing consequences as the rise of public and individual expenditures for transportation and time. The imbalance between demand and supply of education has generated a segmentation between housing and studies. This drives the mobility for these purposes and expresses the relationship of interdependence between the city's neighborhoods. Through the measurement of home-study displacements can learn the new urban space forms. However, most of the studies developed in Brazil, on the subject, direct their analyzes for commuting motivated by work and little has been produced on this phenomenon with motivation studies. Another peculiar aspect of these productions is the geographic criterion pear determine the daily spatial mobility, that is, the administrative political limit. Consider this phenomenon only under intermunicipal, in analytical terms, despise the importance of displacement of people traveled great distances, but did not exceed the boundary of the municipality of residence. Thus, the development of this work, we intend to consider these issues relevant for the study of the daily displacements of the population. In terms of methodology was used as living space Empirically theoretical foundation, the School Census database 2012, was exploited to capture information on the residency of locality and studies of these young people. To investigate the relationship between academic achievement and those commuting between home and school, as well as some other variables used the logistic regression model. Which produced results that pointed to chance a student have positive academic performance before their spatial location.
metadata.dc.description.resumo: A distribuição espacial dos serviços de educação básica (nível médio) na cidade de Natal – RN é marcada pelo desequilíbrio entre sua oferta e demanda, que ocorre em função do processo de urbanização presente nessa cidade ao longo das últimas décadas. Isso fomenta a necessidade de mobilidade diária da população desse público que muitas vezes atravessa a cidade em busca desse serviço. Trazendo consequências como a elevação de gastos públicos e individuais referentes a transporte e tempo. O desequilíbrio entre demanda e oferta de educação tem gerado uma segmentação entre moradia e estudos. Isso impulsiona a mobilidade para esses fins e expressa a relação de interdependência entre os bairros da cidade. Através da mensuração dos deslocamentos residência-estudo é possível apreender as novas formas espaciais urbanas. Contudo, a maior parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, acerca do tema, direcionam suas análises para a mobilidade pendular motivada por trabalho e pouco se tem produzido a respeito desse fenômeno com motivação por estudos. Outro aspecto peculiar dessas produções é o critério geográfico utilizado pera determinar a mobilidade espacial diária, isto é, o limite político-administrativo. Considerar esse fenômeno somente no âmbito intermunicipal, em termos analíticos, desprezaria a importância do deslocamento de pessoas que percorreram grandes distâncias, mas não ultrapassaram a fronteira do município de residência. Sendo assim, no desenvolvimento desse trabalho, pretende-se considerar esses aspectos relevantes para o estudo dos deslocamentos diários da população. Em termos metodológicos foi utilizado o espaço de vida como embasamento teórico Empiricamente, o banco de dados do Censo Escolar 2012 foi explorado para capturar informações referentes à localidade de residência e estudos desses jovens. Para investigar a relação entre o rendimento escolar e esses deslocamentos diários entre residência e escola, além de algumas outras variáveis utilizou-se o modelo de regressão logística, que entre os resultados encontrados identificou-se a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar ou não diante da sua localização espacial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22866
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