Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22892
Title: Desenvolvimento de software para determinação ótima de pontos de conexão de geradores em redes de distribuição através de um algoritmo genético com suporte de gradiente em árvore
Authors: Gomes, Rodrigo Augusto do Nascimento
Keywords: Geração Distribuída;Algoritmos Genéticos;Perdas Técnicas.
Issue Date: 29-Apr-2016
Citation: GOMES, Rodrigo Augusto do Nascimento. Desenvolvimento de software para determinação ótima de pontos de conexão de geradores em redes de distribuição através de um algoritmo genético com suporte de gradiente em árvore. 2016. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Energia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Abstract: A conexão de gerações pode trazer benefícios para a rede elétrica, inclusive postergando investimentos financeiros pelas distribuidoras. Para isso, ferramentas de estudo são necessárias. Perdas elétricas, apesar de serem indesejadas, são inerentes a toda rede de distribuição de energia elétrica e para diminuí-las, investimentos em obras na rede são necessários. A conexão de gerações, desde que previamente estudadas, poderá otimizar essas perdas da rede e provocar melhora no nível de tensão. Esse trabalho apresenta uma ferramenta computacional que foi desenvolvida para auxiliar as empresas nas estratégias de redução de perdas, em princípio sem a necessidade de investimentos na rede. A ferramenta utiliza dois métodos de otimização e um método de fluxo de carga apropriado para redes de distribuição. A utilização conjunta dos dois métodos de otimização mostrou-se uma boa estratégia implementada em software para estudo e tomada de decisões na conexão de geradores. São feitas simulações utilizando dados de redes da COSERN e são mostradas graficamente as melhorias obtidas nos níveis de tensão e na redução das perdas. Também é feita uma avaliação no tempo de execução do programa e no desempenho das linguagens de programação utilizadas. No final são apresentadas algumas sugestões de trabalhos futuros utilizando a filosofia do software desenvolvido.
Portuguese Abstract: A conexão de gerações pode trazer benefícios para a rede elétrica, inclusive postergando investimentos financeiros pelas distribuidoras. Para isso, ferramentas de estudo são necessárias. Perdas elétricas, apesar de serem indesejadas, são inerentes a toda rede de distribuição de energia elétrica e para diminuí-las, investimentos em obras na rede são necessários. A conexão de gerações, desde que previamente estudadas, poderá otimizar essas perdas da rede e provocar melhora no nível de tensão. Esse trabalho apresenta uma ferramenta computacional que foi desenvolvida para auxiliar as empresas nas estratégias de redução de perdas, em princípio sem a necessidade de investimentos na rede. A ferramenta utiliza dois métodos de otimização e um método de fluxo de carga apropriado para redes de distribuição. A utilização conjunta dos dois métodos de otimização mostrou-se uma boa estratégia implementada em software para estudo e tomada de decisões na conexão de geradores. São feitas simulações utilizando dados de redes da COSERN e são mostradas graficamente as melhorias obtidas nos níveis de tensão e na redução das perdas. Também é feita uma avaliação no tempo de execução do programa e no desempenho das linguagens de programação utilizadas. No final são apresentadas algumas sugestões de trabalhos futuros utilizando a filosofia do software desenvolvido.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22892
Appears in Collections:MPEE - Mestrado Profissional em Energia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RodrigoAugustoDoNascimentoGomes_DISSERT.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.