Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22946
Title: Desenvolvimento de uma linha de cuidados para o idoso: hierarquização da atenção baseada na capacidade funcional
Authors: Veras, Renato Peixoto
Caldas, Célia Pereira
Cordeiro, Hesio de Albuquerque
Motta, Luciana Branco
Lima, Kenio Costa de
Keywords: Idoso;Prevenção de Doenças;Cuidado Periódico;Qualidade de Vida;Linha de Cuidados;Capacidade Funcional
Issue Date: 2013
Citation: VERAS, Renato Peixoto et al. Desenvolvimento de uma linha de cuidados para o idoso: hierarquização da atenção baseada na capacidade funcional. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, n. 2, p. 385-392, 2013.
Portuguese Abstract: O propósito deste artigo de atualização é contribuir para a estruturação de uma linha completa de cuidados para os idosos. Trata-se de um modelo baseado na identificação precoce dos riscos de fragilização dos usuários. Uma vez identificado o risco, a prioridade é a reabilitação precoce, a fim de reduzir o impacto das condições crônicas na funcionalidade. Partindo do pressuposto de que é adequado hierarquizar o processo de cuidado segundo as perdas funcionais que ocorrem com o passar dos anos, são estabelecidos sete pontos de atenção. O modelo é hierarquizado pela capacidade funcional, mas poliárquico na prática, pois a partir dos três primeiros níveis é possível seguir para qualquer outro ponto de atenção. Este modelo é vantajoso para o idoso, que amplia sua vida com qualidade; para a família, que terá seu familiar ativo e participativo; e para as operadoras de saúde, que evitarão internações repetidas e de alto custo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22946
Appears in Collections:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimento de uma linha de cuidados para o idoso_2013.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-98232013000200018&script=sci_abstract&tlng=pt651,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.