Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22964
Título: A representação social do cuidado no programa saúde da família na cidade de Natal
Autor(es): Rodrigues, Maisa Paulino
Lima, Kenio Costa de
Roncalli, Angelo Giuseppe
Palavras-chave: Cuidado em saúde;Representações sociais;Programa saúde da Família
Data do documento: 2008
Citação: RODRIGUES, M. P.; LIMA, K. C.; RONCALLI, A. G.. A representação social do cuidado no programa saúde da família na cidade de Natal/RN. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, n. 1, p. 1683-1693, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou apreender os elementos representacionais centrais e periféricos do cuidado em saúde construídos pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em Natal (RN). Nessa perspectiva, fez-se uso da teoria das representações sociais e da teoria do núcleo central. A amostra constituiu-se de noventa profissionais do PSF e para a coleta do material foram utilizados a associação livre de palavras, o questionário e a técnica de grupo focal. O núcleo central da representação é composto por atenção/amor e acolhimento, revelando diferentes entendimentos e mostrando também que o conhecimento construído está amparado por uma visão aproximada do cuidado, embora valores tradicionais e conotações banalizadas sejam mantidos, dificultando a implementação de intervenções mais efetivas do cuidado no PSF. A composição do núcleo central indica que qualquer capacitação que pretenda modificar atitudes – portanto, a ação cotidiana desses profissionais - deve priorizar o debate sobre a ressignificação dos elementos atenção/amor e acolhimento e considerar o conjunto de elaborações mentais, emoções, práticas e explicações oriundas do cotidiano que se introduzem na constituição da representação social em foco, influenciando as escolhas e estratégias utilizadas pelos profissionais na produção do cuidado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/22964
Aparece nas coleções:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A representação social do cuidado_2008.pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232008000100012&script=sci_abstract&tlng=pt63,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.