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Title: Facebook como espaço para ativismo de solidariedade pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer
Authors: Rezende, Flávio Leite Dantas de
Keywords: Práticas sociais;Mídia;Câncer;Facebook;Voluntariado;Ética
Issue Date: 15-Dec-2015
Citation: REZENDE, Flávio Leite Dantas de. Facebook como espaço para ativismo de solidariedade pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Abstract: This paper deals with the use of media Facebook by the communication sector Support Group for Children with North Rio Grande Cancer, showing his work philosophy which seeks to encourage the accession of new volunteers and donors to the organization, through postings with humanitarian characteristics and events exhibition where donations occur, besides the presence of volunteers and children attending cultural and social events. Through qualitative research, analysis and observations, using interviews with all the authors involved, one comes to the conclusion that the way the organization's communications industry works, we obtain this satisfactory result of the involvement of more volunteers and more allocation of resources. Such an approach finds support in cyber activism, seeking support for their causes through the Internet and other media means, trying it out format a network of solidarity. It also revealed the panel in general cancer on the planet, Brazil and Rio Grande do Norte, detailing the work of the GACC and its communications sector. The qualitative study cut out the months of August, September and October 2014, where all the threads of Facebook were analyzed and some visitors of respondents page, as well as members of the organization and people from areas related to the subject, as journalists and psychologists, with set of observations and testimonials from leading researchers to the conclusion that threads can sensitize people towards a more effective participation in the entity or contributing financially, whether donating something periodically or possibly being non-invasive way of communication - not exposing children with physical and psychological weaknesses, but always using the bright side, participatory and happy of everything related to the world of children seen, one of the essential factors for the involvement of people with the GACC. The research was punctuated by communications theorists like Dinah Menezes, which addresses the issue of limitation of action of NGOs and points toward the need for a strategic communication work so that they can become more solid and active. Recuero, describing interaction mediated by computer, which generates and maintains complex relationships of types and values, Paula Sibilia with the constant reassurance of self in their complex relationships with one another, the narrative, privacy, visibility, immediacy, worship the personality, the fiction, the solitude and the spectacle, Thompson, with his "new visibility" where people can be seen by many observers without they themselves can not see them and especially Leonardo Boff with their hospitality theses, virtues, harmony , respect and tolerance.
Portuguese Abstract: O presente trabalho versa sobre a utilização da mídia Facebook pelo setor de comunicação do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte – GACC, mostrando sua filosofia de trabalho, a qual procura incentivar a adesão de novos voluntários e doadores para a entidade, por meio de postagens com características humanitárias e da exposição de momentos nos quais as doações ocorrem, além da presença de voluntários e crianças atendidas em eventos culturais e sociais. Através de pesquisa qualitativa, análises e observações, com a utilização de entrevistas, chega-se à conclusão de que a maneira como o setor de comunicação da entidade trabalha obtém resultado satisfatório quanto ao envolvimento de mais voluntários e de maior aporte de recursos. Essa maneira de agir encontra amparo no Ciberativismo, que busca apoio para suas causas através da Internet e de outras mídias, tentando, com isso, formatar uma rede de solidariedade. É revelado, ainda, um painel do câncer, de maneira geral, no planeta, no Brasil e no Rio Grande do Norte, com detalhamento da atuação do GACC e do seu setor de comunicação. O estudo qualitativo recortou os meses de agosto, setembro e outubro de 2014. Todas as postagens da página do GACC no Facebook, no período anteriormente citado, foram analisadas, e alguns visitantes da página entrevistados, além de membros da entidade e pessoas de áreas afins ao assunto, como jornalistas e psicólogas. O conjunto de observações e de depoimentos conduziu o pesquisador ao entendimento de que as postagens conseguem sensibilizar as pessoas em direção a uma participação mais efetiva na entidade, seja contribuindo financeiramente, seja doando algo periodicamente ou, eventualmente, sendo a maneira não invasiva da comunicação – não expondo as crianças com suas fragilidades físicas e psicológicas e, sim, utilizando sempre o lado alegre, participativo e feliz de tudo que está relacionado ao universo das crianças atendidas, um dos fatores essenciais para o envolvimento de pessoas com o GACC. A pesquisa foi pontuada por teóricos da comunicação como Dinah Menezes (2005), que aborda a questão da limitação da ação das ONGs e aponta na direção da necessidade de um trabalho de comunicação estratégica para que possam ficar mais sólidas e atuantes; Recuero, descrevendo a interação mediada pelo computador que gera e mantém relações complexas de tipos e valores; Paula Sibilia, com a constante reafirmação do eu em suas complexas relações com o outro, a narrativa, a privacidade, a visibilidade, a instantaneidade, o culto à personalidade, a ficção, a solidão e o espetáculo; Thompson, com a sua “nova visibilidade”, em que pessoas podem ser vistas por muitos observadores sem que elas mesmas não os vejam; e, principalmente, Leonardo Boff, com suas teses de hospitalidade, virtudes, convivência, respeito e tolerância.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/23002
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