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Título: Influência da maturação nas qualidades físicas e marcadores hormonais através de diferentes protocolos de avaliação
Título(s) alternativo(s): The influence of maturation in physical qualities and hormonal markers through different evalution protocols
Autor(es): Pinto, Vanessa Carla Monteiro
Palavras-chave: Idade óssea;Maturação sexual;Qualidades físicas;Marcador hormonal
Data do documento: 25-Fev-2016
Citação: PINTO, Vanessa Carla Monteiro. Influência da maturação nas qualidades físicas e marcadores hormonais através de diferentes protocolos de avaliação. 2016. 77f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The search of variables which identify the future athlete still in the iniciation has been a challenge for researchers because we know that the variables of this study influence the training process. This study aims to verify the influence of maturation in physical qualities and hormonal markers in children and teenagers between 8 and 14 years old through different evaluation protocols. There were 89 subjects evaluated, been 46 male and 43 female. Anthropometric variables were measured; hormone levels of testosterone and estradiol; physical tests, as the evaluation of maturation through the Tanner protocols (1962) and (Cabral, 2011). The statistical treatment used initially was the descriptive, the test normality of Shapiro-Wilk data. To compare the results, we realized an ANOVA Two way, followed by the Post-Hoc Scheffé test to identify the possible differences in each maturation stage. In this study, we adopted p>0,05. We find significance for explosive strength of upper limbs, lower limbs to power, height and relative potency for bone age, gender and interaction between them. When applied to sexual maturation and gender, we find significance for FEMMSS e FEMMII power and relative power, only for maturation. Agility, speed of upper limbs, testosterone and estradiol showed significance only for gender. Positive correlations between bone age, sexual maturation, testosterone and estradiol. It shows that the maturation influence the physical qualities of strenght FEMMSS and FEMMII and other qualities are influenced by gender.
metadata.dc.description.resumo: A busca de variáveis que identifiquem o futuro atleta ainda na iniciação tem sido um desafio para os pesquisadores, pois sabemos que as variáveis desse estudo influenciam no processo de treinamento. O presente estudo tem como objetivo verificar a influência da maturação nas qualidades físicas e marcadores hormonais em crianças e adolescentes entre 8 a 14 anos a partir de diferentes protocolos de maturação. Foram avaliados 89 sujeitos, sendo 46 do sexo masculino e 43 do sexo feminino. Foram aferidas variáveis antropométricas; dosagens hormonais de testosterona e estradiol; testes físicos, assim como a avaliação da maturação a partir dos protocolos de Tanner (1962) e (Cabral, 2011). O tratamento estatístico utilizado inicialmente foi o descritivo, o teste normalidade dos dados Shapiro-Wilk. Aplicação da correlação linear de Pearson. Para comparação dos resultados, realizamos uma ANOVA Two way, seguida do teste Post-Hoc Scheffé para identificar as possíveis diferenças existentes em cada estágio maturacional e por fim, aplicamos normatização por proporcionalidade. Neste estudo, adotamos o p>0,05. Encontramos significância para FEMMSS e FEMMI. Foi encontrada diferença significativa entre os estágios maturacionais de FEMMSS e FEMMII. Há existência de correlação moderada significativa entre o estradiol, testosterona e a idade óssea. À medida que a testosterona aumenta, a FEMMSS e FEMMII acompanha-o, o contrario, acontece com o estradiol, que quando há sua diminuição, há um aumento da VEMMSS, FEMMSS e da agilidade ao longo do estadiamento puberal. Este achado demonstra que a maturação influencia as qualidades físicas de força FEMMSS e FEMMII e as demais qualidades são influenciadas pelo gênero.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/23020
Aparece nas coleções:PPGEF - Mestrado em Educação Física

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