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Título: Desenpaca desenvolvimento de programação arquitetônica de conforto ambiental: uma experiência acadêmica utilizando jogo de tabuleiro
Autor(es): Fernandes, Rafael Oliveira
Palavras-chave: Programação arquitetônica;Conforto ambiental;Gameficação
Data do documento: 13-Mar-2017
Citação: FERNANDES, Rafael Oliveira. Desenpaca desenvolvimento de programação arquitetônica de conforto ambiental: uma experiência acadêmica utilizando jogo de tabuleiro. 2017. 217f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: The development of new products and technologies and the emergence of new environmental, economic and social demands, buildings and buildings systems are even more complexes and the designers even more interested in understanding the conception of it. This control is more effective by the designer at the initial phase of the design process, where the changes have less costs of time, resulting in better solutions. Then, an clear understanding of activities, problems, need and project requirements involved at this phase is required by the designer, avoiding confusion, mistakes and misunderstandings. In order to help this control, there are methods such as “architecture programing”, that provides to designers a systematic overview above the real problems involved in the conception of designed spaces, concern that should be introduced to professionals during their professional formation. Among all the complexity involved in project design, this dissertation focuses on factors of environmental comfort from external areas of buildings. The gamification techniques were used as an efficient training approach, by integrating games concepts to transform the activities more fun and engaged. In this perspective, this work aims to develop a game as a teaching tool for architecture based on architectural programming. The game was designed as a board game, with the main objective to training architecture graduation students about project guidelines definition of environmental comfort by the crossed analysis of thermal, lighting and acoustic comfort. The game enabled to introduce a different dynamic at the classroom, engaging the students in teamwork and providing them an overview of the real problems of environmental comfort to be solved during the design of building projects.
metadata.dc.description.resumo: Com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias e o surgimento de novas demandas ambientais, econômicas e sociais, os edifícios e sistemas prediais estão cada vez mais complexos, e os projetistas cada vez mais interessados em entender a concepção dessas construções. Nas primeiras fases do processo de desenvolvimento de projeto o controle do projetista é maior, as alterações apresentam menores demandas de tempo, o que resulta em soluções mais eficientes. Assim posto, é essencial - por parte do projetista - uma compreensão clara das atividades, problemas, necessidades e condicionantes do projeto envolvidas nessa etapa inicial, evitando confusões e erros. Os métodos de “programação arquitetônica” têm a função de fornecer ao projetista um olhar sistemático acerca dos reais problemas envolvidos na concepção de espaços projetados, preocupação que deve ser introduzida aos profissionais durante a sua formação nos cursos de graduação. Posto isso, essa dissertação tem como foco o estudo do programa de necessidades com ênfase nos fatores de conforto ambiental - dos espaços externos à edificação. Como uma forma de abordagem de treinamento eficiente, foi utilizada uma técnica denominada “gameficação”, utilizando jogos para tornar as atividades mais divertidas e engajadoras. Nessa perspectiva, essa pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um jogo como ferramenta de ensino de arquitetura baseado na programação arquitetônica. A proposta foi desenvolvida em forma de jogo de tabuleiro e vislumbrou a capacitação dos alunos de graduação em arquitetura e urbanismo na definição de diretrizes projetuais de conforto ambiental a partir da análise cruzada das variáveis de conforto térmico, lumínico e acústico. O jogo possibilitou uma dinâmica diferenciada em sala de aula, estimulando os alunos no trabalho em equipe e propiciando a eles uma visão completa dos reais problemas de conforto ambiental a serem trabalhados durante o desenvolvimento do projeto.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/23090
Aparece nas coleções:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

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