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Title: O sul corpóreo: práticas teatrais interculturais para a descolonização do imaginário
Authors: Vargas, Rocio Del Carmen Tisnado
Keywords: Sul corpóreo;Prática;Epistemologia;Teatro
Issue Date: 23-Feb-2017
Citation: VARGAS, Rocio Del Carmen Tisnado. O sul corpóreo: práticas teatrais interculturais para a descolonização do imaginário. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O sul corpóreo é uma metáfora que busca pensar as epistemologias do sul criadas por Boaventura de Sousa Santos como ponto de convergência com a prática teatral. Sendo a prática uma bússola nesta investigação, buscou-se encarnar essa metáfora a partir da criação de duas práticas: uma prática corporal que leva conceitos das epistemologias do sul à práxis e abraça a proposta de interculturalidade para dinamizar princípios da dança ritual da capoeira e da dança ritual da cosmovisão maia, duas filosofias do sul. A segunda prática, relacionada a uma experiência estética, é o espetáculo Amareelos, criado a partir do universo simbólico de Quetzalcoatl - Kukulkán, figura mítica mesoamericana. Representamos o caráter empírico como diretriz metodológica dessa investigação através de uma mandala, mostrando a dinâmica que envolve esse processo “ao sul” em suas contexturas teórico-práticas.
Abstract: The corporal south is a metaphor that seeks to think the epistemologies of the south as a point of convergence with the theatrical practice. Being de practice a compass in this investigation, it was sought to embody this metaphor from the creation of two practices: a corporal practice that takes concepts from the epistemologies of the south to the practice and embraces de proposal of interculturality to dynamize principles of the ritual dance of the capoeira and the ritual dance of the Mayan worldview, two philosophies of the south. The second practice, related to an aesthetic experience, is the spectacle Amareelos, created from the symbolic universe of Quetzalcoatl – Kukulkán, mythical Mesoamerican figure. We represent the empirical character as a methodological guideline of this investigation through a mandala, showing the dynamics that surrounds this process "to the south" in its theoretical-practical textures.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23199
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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