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Title: Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver
Other Titles: Approaches between the Aikido and the care of the self: for na physical education as an art of the good living
Authors: Franco, Marcel Alves
Keywords: Aikido;Cuidado;Educação física
Issue Date: 7-Mar-2017
Citation: FRANCO, Marcel Alves. Aproximações entre o Aikido e o cuidado de si: por uma educação física como arte do bem viver. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os elementos do cuidado de si na filosofia do Aikido, no sentido de identificar contribuições para a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem hermenêutica (RICOEUR, 1999) que se debruça sobre as seguintes obras: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). A partir do estudo hermenêutico das obras relacionadas ao Aikido, no primeiro capítulo, apresentamos um breve contexto histórico de seu fundador, Morihei Ueshiba, descrevendo algumas experiências essenciais para sua criação e, de modo mais aprofundado, evidenciamos alguns dos preceitos filosóficos que regem esta prática e seus significados, tais como ki, kotodama, misogi e budo. Para o segundo capítulo, evidenciamos, a partir das análises das obras de Michel Foucault, os sentidos presentes nos saberes e práticas do cuidado de si. No terceiro capítulo, são tecidas reflexões acerca dos elementos do cuidado de si no Aikido e, a partir desta aproximação, pensar práticas de espiritualidade no âmbito da Educação Física. Por fim, pudemos perceber que o estudo hermenêutico como possibilidade de identificação dos elementos do cuidado de si no Aikido favoreceu refletirmos sobre um caminho espiritual que traz para a Educação Física contribuições no sentido de considerá-la uma arte do bem viver. Uma arte no sentido de um estilo de vida, uma estética da existência, que percebe a energia como uma força vital que permeia o ser humano e toda forma de vida, reafirmando essa relação.
Abstract: The goal of this research is to reflect about the care of the self elements in Aikido‟s philosophy, in sense to identify contributions to the Physical Education. It‟s a qualitative research with hermeneutic approach (RICOEUR, 1999) which looks over the following works: Morihei Ueshiba (2002; 2006; 2010), Kisshomaru Ueshiba (2005; 2011), Moriteru Ueshiba (2008) e Foucault (2010; 2012; 2013). From the hermeneutic study of Aikido related works, on the first chapter, we present a brief historical context of the founder, Morihei Ueshiba, describing some essential experiences to his creation and, in depth, we evidence some of the philosophical precepts that rules this practice and their meanings, such as ki, kotodama, misogi, and budo. For the second chapter, we evidence, from the analysis of Michel Foucault‟s works, the meanings present on the knowledge and practices of the care of the self. On the third chapter, are weaved reflections about the care of the self elements on Aikido and, with that approach, think about the spirituality practices on the Physical Education context. For last, we perceive the hermeneutic study as a possibility to identificy the care of the self elements on Aikido that favored us to reflect about a path, a determinate lifestyle from the aesthetics of existence, that brings constributions to Physical Education in way of considerer it an art of good living. An art in the meaning of a life style, an existence aesthetic, which perceive the energy as a vital force that permeate the human being and all life form, reaffirming thid relationship.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23468
Appears in Collections:PPGEF - Mestrado em Educação Física

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