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Título: O uso dos descritores no ensino de leitura: uma proposta de intervenção pedagógica
Autor(es): Vieira, Luciene de Fátima Dantas
Palavras-chave: Competência leitora;Estratégias de leitura;Descritores de leitura
Data do documento: 22-Dez-2016
Citação: VIEIRA, Luciene de Fátima Dantas. O uso dos descritores no ensino de leitura: uma proposta de intervenção pedagógica. 2016. 234f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Reanding and to understanding verbs are distinct meanings and two skills that converge to a third: interpreting. No doubt, such capabilities are complementary and inseparable for the reading competence every teacher hopes to see well developed in their schooling. From this point of view, reading drives the information to critical reflection of the facts and learning to stand before them. However, to acquire this purpose, understanding the text and the communicative intention of the author is no easy task and requires performing procedures that go beyond decode words, it needs also to uncover other explicit elements and / or implicit in the text and that without their understanding, proficient reading becomes limited. In this perspective, we have as a general objective to investigate the reading competence of the students of a 9th grade class from a state school in the municipality of Currais Novos / RN, based on the use of the descriptors proposed in the Reference Matrix of Portuguese Language. As more specific goals, we propose to identify the difficulties of students in reading practices and intervene, pedagogically, to encourage and contribute to the development of this competence using the said descriptors as strategies of reading the discursive genres news and comics strip. This interventional proposal falls under the Research Action, as continuing attempt to improve the pedagogical practice, in view of the intention to organize procedures that could resolve the difficulties in reading and understanding readers of students. The theoretical framework signed in the design of genres as discursive social practices, in Bakhtin ([1992] 2006, 2011), the foundation for working with language as a social reality, an interactional perspective. Regards reading and comprehension strategies, the studies developed by Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2000, 2007), Koch and Elias (2006), Oliveira (2010); The elaboration of the didactic sequences was organized from Schneuwly and Dolz (2004), besides adopting the guidelines on the teaching of Portuguese Language, contained in the National Curriculum Parameters (1998), as well as authors such as Riolfi (2008), Oliveira (2010), Suassuna (1995), among others. The results obtained pointed to significant advances in the development of reading skills of the students involved, indicating that the use of descriptors as a proposal of pedagogical work favored students' performance in reading activities. Another signaled aspect was the contribution of the study of the genres through didactic sequences for the formation of the reader as a reflexive subject, since the reading strategies used provoked in the student-reader a mobilization of knowledge for the autonomous and critical reading of the read texts.
metadata.dc.description.resumo: Ler e compreender são duas habilidades que convergem para uma terceira: a de interpretar. Sem dúvida, tais capacidades são complementares e indissociáveis para a competência leitora que todo professor espera ver bem desenvolvida em seu educando. Sob esse ponto de vista, saber ler impulsiona a informação à reflexão crítica sobre os fatos e para saber posicionar-se diante deles. No entanto, para a aquisição dessa finalidade, compreender o texto e a intenção comunicativa do autor não é tarefa tão fácil e requer a execução de procedimentos que vão além do decodificar palavras, pois necessita, também, de desvendar outros elementos explícitos e/ou implícitos presentes no texto e que sem a sua compreensão, a leitura proficiente torna-se limitada. Nessa perspectiva, traçamos como objetivo geral investigar a competência leitora dos alunos de uma turma de 9º ano, de uma escola estadual do município de Currais Novos/RN a partir do uso dos descritores propostos na Matriz de Referência de Língua Portuguesa. Como finalidades mais específicas, propomos identificar as dificuldades dos alunos nas práticas leitoras e intervir, pedagogicamente, para incentivar e contribuir para o desenvolvimento dessa competência utilizando os referidos descritores como estratégias de leitura dos gêneros discursivos notícia e tirinha. Esta investigação insere-se no âmbito da Pesquisa Ação, cujos aportes teóricos firmaram-se na concepção de gêneros, enquanto práticas sociais discursivas, tendo em Bakhtin ([1992] 2006, 2011), os fundamentos para o trabalho com a língua enquanto realidade social, numa perspectiva interacional. Ao que se refere às estratégias de leitura e compreensão buscou-se os estudos desenvolvidos por Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2000, 2007), Koch e Elias (2006), Oliveira (2010); a elaboração das sequências didáticas organizou-se a partir de Schneuwly e Dolz (2004), além de adotar as orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assim como autores como Riolfi (2008), Oliveira (2010), Suassuna (1995), dentre outros. Os resultados obtidos apontaram para avanços significativos no que se refere ao aprimoramento das habilidades de leitura dos alunos envolvidos, indicando que o uso dos descritores como uma proposta de trabalho pedagógico favoreceu o desempenho dos alunos nas atividades de leitura. Outro aspecto sinalizado foi a contribuição do estudo dos gêneros através das sequências didáticas para a formação do leitor enquanto sujeito reflexivo, uma vez que as estratégias de leitura utilizadas provocaram no aluno-leitor uma mobilização de saberes para a leitura autônoma e crítica dos textos lidos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23487
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

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