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Title: Desenvolvimento de sistema interativo para projetos de ambientação baseados nas tecnologias BIM e realidade virtual
Authors: Oliveira, Felipe Magno Barros de
Keywords: BIM;Realidade virtual;Game engine
Issue Date: 17-Mar-2017
Citation: OLIVEIRA, Felipe Magno Barros de. Desenvolvimento de sistema interativo para projetos de ambientação baseados nas tecnologias BIM e realidade virtual. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem sendo utilizada com sucesso em ambientes colaborativos, no qual arquitetos, engenheiros e outros colaboradores associam os modelos tridimensionais a um conjunto de informações que permeiam todo o ciclo de vida dos projetos. Os modelos criados pelos softwares BIM (e.g. Revit, SketchUP, outros.) incluem uma vasta quantidade de informações que compõem um formidável cenário para aplicações de Realidade Virtual. A Tecnologia de Realidade Virtual é uma técnica avançada de interface, no qual o usuário pode realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético tridimensional gerado por computador, utilizando canais multisensoriais. Tendo como base este conceito, vemos que um esforço muito grande teria que ser feito para implementarmos uma plataforma de suporte aos Ambientes Virtuais a partir da base de dados de referência BIM. Recentemente os softwares de desenvolvimento de games têm se tornado plataformas acessíveis, trazendo consigo API´s que incluem várias funcionalidades, interações entre objetos, sistema de simulação física, iluminação, renderização, efeitos sonoros, assim como drivers de interface entre diversos tipos de hardware interativos, permitindo a exploração dos canais multissensoriais. Este projeto tem como objetivo implementar uma plataforma para projetos de ambientação com interatividade, imersão em Realidade Virtual e comunicação com tecnologias BIM.
Abstract: The BIM technology has been used with success in collaborative environments, in which architects, engineers and other collaborators associate the tridimensional models to a set of information that permeates the whole life cycle of the projects. The models created by the BIM software’s (i.e Revit, Sketchup, others.) include a vast quantity of information that compose a formidable scenario for applications in Virtual Reality. The Virtual Reality technology is an advanced interface technique, in which the user can immerge, navigate and interact in a synthetic computer generated tridimensional environment, utilizing multisensorial channels. Having this concept as base, we see that a huge effort would be needed to implement a platform that supports Virtual Environments from the BIM database reference. Recently the game development software has becoming more accessible, bringing API’s with many functionalities, interaction between objects, systems for physics simulation, lightning, rendering, sound effects, as also interface drivers for a broad range of interactive hardware allowing an exploration of the multisensorial channels. This project has as goal to implement a platform for interior design with interactivity, immersion in Virtual Reality and communication with BIM technologies.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23548
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