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Título: Estágio supervisionado em música na educação infantil: um estudo com egressos do curso de Licenciatura Plena em Música da UFRN
Autor(es): Fernandes, Midiam de Souza
Orientador: Carvalho, Valeria Lázaro de
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Educação infantil;Autonomia docente;Educação musical
Data do documento: 31-Mar-2017
Referência: FERNANDES, Midiam de Souza. Estágio supervisionado em música na educação infantil: um estudo com egressos do curso de Licenciatura Plena em Música da UFRN. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de autonomia docente construído pelo educador musical egresso do Curso de Licenciatura Plena em Música (CLPM) da UFRN, a partir do Estágio Supervisionado. É uma Pesquisa de base qualitativa, com fundamentação teórica baseada no diálogo com autores como Freire (2014), Pimenta (2012), Contreras (2002) e Zatti (2007). A inserção da pesquisadora no campo deu-se a partir do cumprimento do componente curricular Estágio Supervisionado I pelo CLPM ofertado pela UFRN, no período de 2014.1, tendo assim por via desta vivência, adquirido certa experiência para com o público alvo referido. Esta pesquisa foi realizada com 6 egressos do referido Curso que cumpriram o componente curricular referente ao Estágio Supervisionado I (na Educação Infantil) nos períodos de 2013.1 e 2014.1. A partir do estágio realizado em contextualizações diversas de Educação Infantil, foi investigado como se estruturou o processo inicial de autonomia docente do educador musical que fez o seu Estágio Supervisionado direcionado à Educação Infantil nestes contextos. Dessa forma, o Estágio Supervisionado é percebido como uma prática que proporciona posturas autônomas e que ressignifica ações da prática pedagógica, compondo assim um repertório didático que favorece a ação do estagiário junto ao compromisso com a qualidade do trabalho que desenvolverá após sua formação inicial. Como técnica de pesquisa, foi aplicado um questionário aberto acerca da contextualização entre seus estágios e o locus aonde os estágios foram cumpridos, bem como através da análise de relatório de estágio e da própria estrutura curricular do CLPM / UFRN. Os resultados da pesquisa deram-se por uma análise de conteúdo baseada nas fundamentações de Bardin (2011). Por meio desta investigação, conhecemos as experiências profissionais vivenciadas pelos egressos do CLPM da UFRN, que contribuíram para a construção de uma autonomia docente a partir da inserção destes estagiários nas escolas de Educação Infantil, experiências estas, que marcaram a vida inicial destes (as) educador (as). Os (as) participantes desta pesquisa são jovens recém-formados (as) que estão agora a adentrar oficialmente no universo da docência. Esta pesquisa também traz considerações sobre a infância, onde são traçados diálogos com autores envolvidos no processo do educar nesta fase de aprendizagem. Os diálogos traçados apontam a criança como um ser social, bem como traça um breve histórico sobre o período da Educação Infantil.
Abstract: This dissertation aims to analyze the process of teacher autonomy built by the musical educator graduated from the course of Full Licenciate in Music (CLPM) of UFRN, from the supervised stage. It is a qualitative research, with a theoretical basis based on dialogue with authors such as Freire (2014), Pimenta (2012), Contreras (2002) and Zatti (2007). The insertion of the researcher in the field was based on the completion of the curricular component Supervised Stage I by CLPM offered by UFRN, in the period of 2014.1. Of this experience, acquired certain experience with the target public referred to. This research was carried out with six graduates of this Course who fulfilled the curricular component related to Supervised Internship I (in Early Childhood Education) in the periods of 2013.1 and 2014.1. From the stage realized in diverse contextualizations of Early Childhood Education, it was investigated how the initial process of teacher autonomy of the Musical Educator was structured that made its supervised stage directed to Early Childhood Education in these contexts. In this way, the supervised stage is perceived as a practice that provides autonomous postures and that resigns actions of the pedagogical practice, thus composing a didactic repertoire that favors the action of the trainee along with the commitment to the quality of the work that will develop after his initial formation. As a research technique, an open questionnaire was used about the contextualization between is stages and the locus where the stages were fulfilled, as well as through the analysis of the internship report and the CLPM / UFRN curriculum structure. The results of the search were based on a content analysis based on the foundations of Bardin (2011). Through this research we know the professional experiences experienced by the graduates of the undergraduate CLPM of UFRN, who contributed to the construction of a teaching autonomy from the insertion of these trainees in the schools of Early Childhood, impressions these, which marked the initial life of these educators. The participants of this research are young graduates who are now officially entering the universe of teaching. This research also brings considerations about childhood, where dialogues are drawn with authors involved in the process of educating in this phase of learning. The dialogues traced the child as a social being, as well as a brief history about the period of Early Childhood Education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23629
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