Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23724
Título: Paródia satírica e crítica midiática nas notícias fictícias do site Sensacionalista
Autor(es): Rocha, Arthur de Oliveira
Orientador: Veloso, Maria do Socorro Furtado
Palavras-chave: Humor;Paródia;Crítica de mídia;Notícias fictícias;Sensacionalista
Data do documento: 27-Mar-2017
Referência: ROCHA, Arthur de Oliveira. Paródia satírica e crítica midiática nas notícias fictícias do site Sensacionalista. 2017. 140f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este trabalho investiga a paródia satírica ao jornalismo produzida pelo site de humor Sensacionalista, e como esse veículo de mídia paródico desenvolve, de maneira cômica, críticas à mídia. A paródia satírica promovida por sites de notícias fictícias, como o Sensacionalista, subverte valores e dogmas do jornalismo. Nesse movimento, os veículos paródicos questionam o trabalho da mídia, a atuação de seus profissionais, seus produtos, processos, lógicas e rotinas. O conteúdo crítico disseminado comicamente promove, ainda que de forma momentânea, reflexões críticas no leitor. As desnotícias funcionam, então, dentro do sistema social crítico-interpretativo, proposto por Braga (2006), como uma alternativa às críticas de mídia mais elaboradas, aprofundadas, sérias e desenvolvidas por especialistas em crítica para um público de iniciados. O embasamento teórico inclui estudos sobre humor, comicidade e riso de Bergson, Propp, Alberti, Minois e Bakhtin; sobre notícias fictícias e paródia jornalística de Oliveira, Gerson e Dornelles, Silveira, Barbosa de Sousa e Santiago, Figueira e Santos; e sobre crítica midiática de Dines, Traquina, Bertrand, Marcondes Filho, Braga, Motta, Hamilton, Silva e Paulino, Loures e Christofoletti. Adota-se como metodologia a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2008), aplicada a um corpus de 101 publicações com conteúdo crítico acerca da mídia, num recorte de oito meses (1º de janeiro de 2016 a 31 de agosto de 2016).
Abstract: This work investigates the satirical parody of the journalism produced by the humor website known as Sensacionalista, and how this parody media vehicle comically develops criticism of the media. The satirical parody promoted by fictional news sites, such as Sensacionalista, subverts values and dogmas of journalism. In this movement, parody vehicles question the work of the media, the performance of its professionals, its products, processes, logic and routines. Critically disseminated content comically promotes, even momentaneously, critical reflections on the reader. The unnews work within the critical-interpretive social system, proposed by Braga (2006), as an alternative to more elaborate, in-depth, serious and criticized media critics for an audience made of initiates. The theoretical basis includes studies on humor, comedy and laughter, by Bergson, Propp, Alberti, Minois and Bakhtin; on fictional news and journalistic parody, by Oliveira, Gerson and Dornelles, Silveira, Barbosa de Sousa and Santiago, Figueira and Santos; and on media critique, by Dines, Traquina, Bertrand, Marcondes Filho, Braga, Motta, Hamilton, Silva and Paulino, Loures and Christofoletti. The analysis of content proposed by Bardin (2008), applied to a corpus of 101 publications with critical content about the media, in a peiord of eight months (January 1st, 2016 to August 31st, 2016) is adopted as the methodology.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23724
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArthurDeOliveiraRocha_DISSERT.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.