Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23738
Título: Qualidade nos serviços de saúde: percepção dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores da saúde
Autor(es): Fagundes, Marília Santos
Palavras-chave: Gestão da qualidade em saúde;Participação social;Conferência de saúde
Data do documento: 29-Dez-2016
Referência: FAGUNDES, Marília Santos. Qualidade nos serviços de saúde: percepção dos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores da saúde. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Abstract: The Brazilian Constitution of 1988 creating the National Health System - SUS identified as guidelines, universality, comprehensiveness and social participation. The major legal and operational differential management in the current system is the social control carried out by users, health professionals, managers and providers, as deliberative and purposeful actors in health councils and conferences. More than 25 years have broadened considerably the efficiency of the system, but many are still challenges for the efficiency and effectiveness of the SUS. The current crisis in the health system brings forth issues related to access and quality. The Ministry of Health has launched programs and projects in specific areas, to evaluate and lead to improved quality, as happened fifteen national conferences Thus, knowledge on the subject and the institutionalization of a quality assessment culture is still very distant. In 2015 occurred in Brazil the 15th National Conference on Health which had the theme "Public health quality to take good care of the people: the right of the Brazilian people" and as 1 the thematic discussion of Axis: "Right to Health, Access Guarantee and Quality of attention." The 27 states held their conferences; in the Rio Grande do Norte, state had the 8th Conference of Health - CES / RN. This research is a qualitative study, document analysis, which aims to know the perception of users, professionals, managers, health care providers about the concept of quality in health services. The data used in this research were primary, obtained from questionnaires filled out by delegates at the accreditation in 8th CES-RN. For selection, tabulation and data categorization utilize the Analyse Software lexicale par Contexte d'un Ensemble of Segments of Texte - ALCESTE. And for material analysis and interpretation of results we used the content analysis (Bardin).
Resumo: A constituição brasileira de 1988, ao criar o Sistema Único de Saúde – SUS definiu como diretrizes, universalidade, integralidade e participação social. O grande diferencial jurídico-operacional da gestão no atual sistema é o controle social realizado por usuários, profissionais da saúde, gestores e prestadores, como atores deliberativos e propositivos nos conselhos de saúde e nas Conferências. Passados mais de 25 anos ampliaram-se consideravelmente a eficácia do sistema, porém, muitos são ainda os desafios para a eficiência e efetividade do SUS. A crise atual no sistema de saúde coloca em pauta questões relacionadas ao acesso e a qualidade. O Ministério da Saúde lançou programas e projetos, em áreas específicas, visando avaliar e induzir à melhoria da qualidade, já aconteceu quinze conferências nacionais, destarte, o conhecimento a respeito do tema e a institucionalização de uma cultura de avaliação de qualidade, ainda está muito distante. Em 2015 ocorreu no Brasil a 15ª Conferência Nacional de Saúde que teve como tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro” e como 1º Eixo de discussão à temática: “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”. Os 27 estados brasileiros realizaram suas conferências, no âmbito do Rio Grande do Norte tivemos a 8ª Conferência Estadual de Saúde - CES/RN. A presente pesquisa é um estudo qualitativo, de análise documental, que tem como objetivo conhecer a percepção dos usuários, profissionais, gestores, prestadores de saúde a respeito do conceito de qualidade nos serviços de saúde. Os dados utilizados nessa pesquisa foram do tipo primário, obtidos a partir de formulários de inscrição preenchidos pelos delegados no momento do credenciamento na 8ª CES-RN. Para seleção, tabulação e categorização dos dados utilizou-se o Software Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte – ALCESTE. Para e análise do material e interpretação dos resultados utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Bardin.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23738
Aparece nas coleções:QUALISAÚDE - Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariliaSantosFagundes_DISSERT.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.