Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23771
Título: Percepções de alunos sobre curso FIC no contexto de tecnologia da informação no IFRN: uma análise experimental e uma análise do discurso pela perspectiva do sistema de avaliatividade
Autor(es): Oliveira, Ailson Costa de
Orientador: Cooper, Jennifer Sarah
Palavras-chave: Curso FIC;Linguística sistêmico funcional;Sistema de avaliatividade;Pesquisa-ação;Ensino de inglês para fins específicos
Data do documento: 26-Abr-2017
Referência: OLIVEIRA, Ailson Costa de. Percepções de alunos sobre curso FIC no contexto de tecnologia da informação no IFRN: uma análise experimental e uma análise do discurso pela perspectiva do sistema de avaliatividade. 2017. 133f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, trata de uma ação pedagógica de estratégias de leitura na base de Inglês para Fins Específicos (IFE) (HUTCHINSON; WATERS, 1991; ROBINSON, 1991; DUDLEY-EVANS; ST JOHN, 1998; RAMOS, 2005), no ensino e aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira (ILE) no contexto de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus João Câmara. Objetiva-se identificar e quantificar marcas linguísticas utilizando instrumentos e categorias baseados no aparato teórico da Linguística Sistêmico Funcional (HALLIDAY 1985, 1994; HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), mais especificamente, fazendo-se uma Análise do Discurso por meio das ferramentas semântico-discursivas do Sistema de Avaliatividade, elaborado por Martin e Rose (2003; 2007) e Martin e White (2005). O corpus desta pesquisa é composto de respostas extraídas de três questionários de avaliação, aplicado via Google Docs, para 24 participantes, e uma Análise Experimental, aplicado a 19 participantes do IFRN, campus João Câmara, que participaram de um Curso Formação Inicial e Continuada (Curso FIC), na área de informática, projetado nesta ação pedagógica. A Análise do Discurso centra-se nas percepções desses alunos em relação à intervenção pedagógica. Observamos como os alunos caracterizam, nas escolhas lexicogramaticais, suas percepções do Curso FIC, através das categorias Apreciação e Julgamento, que são componentes do Subsistema de Atitude no Sistema de Avaliatividade, levando-se em consideração os tipos reação, composição e valoração e a subcategoria capacidade. Resultados indicaram que o discurso foi marcado, principalmente, pelas subcategorias reação qualidade e valoração relevância. Além disso, a Análise Experimental indicou não haver ganho estatisticamente significativo na compreensão escrita de textos na área técnica mesmo havendo aumento do escore de 9 dos 19 participantes do pré-teste para o pós-teste.
Abstract: This quali-quantitative research is based on a pedagogical action regarding reading strategies based on methods in English for Specific Purposes (ESP) (HUTCHINSON; WATERS, 1991; ROBINSON, 1991; DUDLEY-EVANS; ST JOHN, 1998; RAMOS, 2005), in the teaching and learning of English as a Foreign Language (EFL) within the context of Technical and Technological Basic Education (Ensino Básico Técnico e Tecnológico - EBTT), at the Federal Institute of Rio Grande do Norte, João Câmara campus. The objective is to identify and quantify linguistic items using instruments and categories based on theoretical frameworks from the Systemic Functional Linguistic perspective (HALLIDAY 1985, 1994; HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), more specifically, carrying out a Discourse Analysis through the Appraisal System elaborated by Martin and Rose (2003; 2007), and Martin and White (2005). The corpus of this research is comprised of responses to three evaluation questionnaires, applied via Google Docs, to 24 participants, and an Experimental Analysis applied to 19 participants who are students in the Basic Lifelong Training Course (Curso de Formação Inicial e Continuada - FIC) designed in this pedagogical action for the computing field. The Discourse Analysis focuses on the perceptions of these learners regarding the pedagogical intervention. We observed how students’ characterize, through lexicogrammatical choices, their perceptions of the FIC Course, using the categories Appreciation and Judgement, which are components of the Subsystem, Attitude, in the Appraisal System, taking into account the types reaction, composition and valuation and the subcategory capacity. Results indicated that the speech was marked mainly by the subcategories reaction quality and valuation relevance. In addition, the Experimental Analysis did not present a statistically significant gain in the reading comprehension of texts in the technical area even though there was an increase in the score of 9 out of 19 participants from the pre-test to the post-test.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23771
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AilsonCostaDeOliveira_DISSERT.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.