Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23989
Título: A formação em psicologia no contexto da democratização do ensino superior
Autor(es): Dantas, Fábio Henrique Almeida
Orientador: Yamamoto, Oswaldo Hajime
Palavras-chave: Formação em psicologia;Ensino superior;Democratização
Data do documento: 23-Ago-2017
Referência: DANTAS, Fábio Henrique Almeida. A formação em psicologia no contexto da democratização do ensino superior. 2017. 132f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O Ensino Superior no Brasil carrega uma estrutura que privilegia os interesses da burguesia e exclui estudantes oriundos das classes trabalhadoras. Dessa maneira, o elitismo que é um elemento marcante nas Universidades, caracterizou também a formação em Psicologia ao longo da sua história. Diante disso, torna-se pertinente questionar: essa parcela da população que foi historicamente excluída do acesso ao Ensino Superior passa, por meio das políticas de democratização, a terem mais contato com a formação em Psicologia? As políticas de democratização dos últimos dez anos contribuíram para uma possível “deselitização” da formação em Psicologia? Dessa forma, esse trabalho objetiva analisar o cenário da formação graduada em Psicologia no Brasil, no contexto da expansão e das políticas de democratização do Ensino Superior. Além dos objetivos específicos, tais como: caracterizar o panorama atual de expansão e distribuição dos cursos de Psicologia do Brasil; identificar quais fatores das políticas de democratização reverberaram na formação em Psicologia. Para isso foi realizada uma investigação por meio de informações de domínio público sobre o ensino superior localizadas em banco de dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), coletando informações em microdados de bancos como o e-MEC, Censo da Educação Superior e ENADE. Os principais resultados mostram que os cursos de Psicologia se distribuem geograficamente de forma heterogênea nas regiões brasileiras, e que o perfil dos estudantes tem demonstrado mudanças concernentes às questões étnicas, ao número de alunos beneficiados por bolsas e financiamentos, além do predomínio do curso noturno, o que pode fazer supor que o curso de Psicologia seja composto majoritariamente por estudantes-trabalhadores.
Abstract: The higher education in Brazil carries a structure that privileges the interests of the bourgeoisie and excludes students from the working-class. In this way, the elitism that is a striking element in the Universities, has also characterized the Psychology Education throughout its history. Therefore, it is pertinent to ask: this segment of the population that has historically been excluded from access to higher education goes through the democratization policies to have more contact with Psychology Education? Have the democratization policies, of the last ten years, contributed to a possible "anti-elitism" of Psychology Education? Thus, this work aims to analyze the scenario of Psychology Education in Brazil, in the context of the democratization of Higher Education. And as specific objectives: characterize the current panorama of expansion and distribution of Psychology courses in Brazil; and identify which factors of the policies of democratization reverberated in the Psychology Education. For this, an investigation was carried out using public domain information located in a database of the Ministry of Education (MEC) and the National Institute of Educational Research Anísio Teixeira (INEP), collecting information in microdata from databases such as e-MEC, Census of Higher Education and ENADE. The main results show that Psychology courses are distributed geographically heterogeneously in the Brazilian regions. The profile of the students has shown changes concerning ethnic issues, about the number of students benefited by scholarships and financing, besides the predominance of the night course, which may lead us to assume that the Psychology course is composed mostly of student-workers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23989
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabioHenriqueAlmeidaDantas_DISSERT.pdf824,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.