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Title: Calentando a teia dos saberes: a formação integral-cidadã dos aprendizes por meio de aprendizagem significativa da língua espanhola
Authors: Morais, Thaís Cordeiro Souza de
Keywords: Formação integral-cidadã;Aprendizagem significativa;Língua Espanhola
Issue Date: 24-Jul-2017
Citation: MORAIS, Thaís Cordeiro Souza de. Calentando a teia dos saberes: a formação integral-cidadã dos aprendizes por meio de aprendizagem significativa da língua espanhola. 2017. 133f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: No cenário de desinteresse, ausência e apatia pela disciplina de língua espanhola, este estudo buscou despertar a formação integral-cidadã dos aprendizes por meio da aprendizagem significativa do espanhol. Para isso, investigamos os novos rumos da sociedade internacional na qual os sujeitos estão integrados, necessitando-se de uma visão do ser humano nos contextos: familiar, escolar, profissional e emocional/individual (DELORS, 2006; ZABALA, 2010; MORIN, 1999, 2002a, 2002b, 2003), como também os preceitos da aprendizagem significativa da língua espanhola (AUSUBEL, 1976; MOREIRA, 2011; BALLESTER, 2002), na qual o conteúdo recebido interage com os conhecimentos prévios. Para conseguir essa aproximação do aprendiz de espanhol, requisitou-se os fatores afetivos, necessários como ponte metafórica entre o insumo, o professor e o aprendiz (ARNOLD, 2000; CALLEGARI, 2008; LEITE; TASSONI, 2002). A fim de tornar a língua espanhola uma disciplina atrativa, pela qual os sujeitos se sentem convidados a refletir sobre suas vivências, práticas, comportamentos, fomentamos sequências didáticas (SD) que possibilitassem além da aprendizagem significativa do espanhol, como também a formação integral-cidadã dos sujeitos pela mudança de atitude do professor. Esta pesquisa se desenvolveu em duas turmas (uma de primeira e a outra de terceira série) do ensino médio do turno vespertino de uma escola pública situada na Zona Norte de Natal – RN. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e autoavaliações, aplicados aos aprendizes e aos professores responsáveis pelas turmas escolhidas. Os dados coletados indicam que os aprendizes não se sentem interessados pela escola reprodutora de conhecimentos isolados de suas realidades, de práticas docentes mecânicas e, por estarem imersos em problemas socioeconômicos, abandonam a escola ou não veem sentido em participar do espaço escolar. O professor aqui é de suma importância não somente para mediar os conhecimentos, mas por possibilitar possíveis associações, colaborando com pensamento crítico, autônomo e reflexivo, assim, aquecendo a teia individual dos saberes dos aprendizes capaz de gerar ressignificações positivas. Podemos perceber que uma prática de ensino diferente, diversificada, problematizadora das realidades pode favorecer a motivação e o desempenho do aprendiz.
Abstract: En el escenario de desinterés, abandono y apatía por la asignatura de lengua española, este estudio trató de despertar la formación integral-ciudadana de los aprendices a través del aprendizaje significativo del español. Para ello se propuso investigar las nuevas direcciones de la sociedad internacional en la que se integran los sujetos, lo que exige una visión del ser humano en los contextos: familiar, escolar, profesional y emocional/personal (DELORS, 2006; ZABALA, 2010; MORIN 1999, 2002a, 2002b, 2003), así como los principios del aprendizaje significativo de la lengua española (AUSUBEL, 1976; MOREIRA, 2011; BALLESTER, 2002), en la que el contenido recibido interactúa con el conocimiento previo. Para lograr este acercamiento al alumno de español, se requirió los estudios sobre los factores afectivos necesarios como puente entre la entrada metafórica entre en contenido, el maestro y el aprendiente (Arnold, 2000; CALLEGARI, 2008; LECHE; TASSONI, 2002). Con el fin de hacer que el idioma español sea una asignatura atractiva, en la que se sienten invitados los sujetos a reflexionar sobre sus experiencias, las prácticas y los comportamientos, creamos secuencias didácticas (SD) que permiten además del aprendizaje significativo de español, así como la educación ciudadanía plena en el sujeto por el cambio de actitud del maestro. Esta investigación se desarrolló en dos grupos (un primero y un tercero grado) de la escuela secundaria del turno de la tarde en una escuela pública ubicada en la zona norte de Natal, RN. Los instrumentos de recolección de datos fueron cuestionarios, entrevistas y autoevaluaciones, aplicados a los estudiantes y profesores responsables por los grupos elegidos. Los datos recogidos indican que los aprendices no se sienten motivados por el conocimiento escolar reproductor aislado de sus realidades, prácticas mecánicas de enseñanza y por estar inmerso en problemas socioeconómicos, abandonan la escuela o no ven sentido en participar del entorno escolar. El maestro aquí es muy importante no sólo para mediar el conocimiento, pero al permitir que las posibles asociaciones, colaborando con el pensamiento crítico, autónomo y reflexivo, calentando así la web individual de los conocimientos de los alumnos capaces de generar respuestas o retroalimentaciones positivas. Podemos ver que una práctica de la enseñanza diversificada, problematizadora de diferentes realidades puede promover la motivación y el desempeño del aprendiz.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24193
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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