Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24201
Title: Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN
Other Titles: An interactive environment to support the teaching of logic of programming in the technical courses (e-learning) of Instituto Metrópole Digital / UFRN
Authors: Oliveira, Nelson Ion de
Keywords: Ensino de programação;Educação a distância;Material didático
Issue Date: 24-Jul-2017
Citation: OLIVEIRA, Nelson Ion de. Um ambiente interativo de apoio ao ensino de lógica de programação nos cursos técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção no material didático da disciplina de Lógica de Programação dos cursos técnicos, ofertados na modalidade a distância, do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa intervenção foi proposta como resultado de uma pesquisa mista-exploratória online com centenas de alunos dos referidos cursos ofertados. Para a implementação da proposta, realizou-se análise de frequência descritiva sobre dados quantitativos acerca do desempenho acadêmico de 2.500 discentes dos primeiros semestres letivos dos anos de 2015 e 2016. Foram aplicados questionários online com mais de 600 alunos para identificar o perfil desses estudantes. Também realizaram-se entrevistas semiestruturadas com efetivo de 37 alunos, com critérios de nota e idade para a definição dos grupos de entrevista. Com base nos dados obtidos e analisados na pesquisa, implementou-se uma proposta de intervenção que consiste na inserção de um recurso no material didático utilizado na disciplina de Lógica de Programação para o referido curso. Essa intervenção adiciona o recurso que permite a realização, pelo aluno, de exercícios de programação utilizando uma linguagem de programação de alto nível aliada ao recurso de feedback automatizado.
Abstract: The main objective of this work is to present a proposal of intervention in the didactic material of the discipline of Logic of Programming of the technical courses offered at the Digital Metropolis Institute of the Federal University of Rio Grande do Norte. This intervention was proposed as a result of a mixed-exploratory research with hundreds of students of the our courses. For the implementation of the proposal, a descriptive frequency analysis was performed on quantitative data about the academic performance of 2,500 students from the first semesters of the years 2015 and 2016. Online questionnaires were applied with more than 600 students to identify the profile of these students. We also conducted semi-structured interviews with 37 students, with score and age criteria to define the groups interview. Based on the data obtained and analyzed in the research, a proposal of intervention was implemented by inserting a resource in the didactic material used in the Logic of Programming course. This intervention adds the feature that allows the student to perform programming exercises using a high-level programming language coupled with the automated feedback feature.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24201
Appears in Collections:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NelsonIonDeOliveira_DISSERT.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.