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Título: Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?
Autor(es): Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
Orientador: Freitas, Alessandra Cardozo de
Palavras-chave: Leitura de Literatura;Alfabetização;Formação docente
Data do documento: 20-Fev-2017
Referência: PEDROSA, Francineide Batista de Sousa. Vozes que ecoam das (in) certezas: o que dizem as professoras alfabetizadoras iniciantes sobre a leitura de literatura?. 2017. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Elegemos como objeto de estudo para essa dissertação a leitura de literatura, partindo da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos por professoras alfabetizadoras iniciantes à atividade de leitura de literatura? Consideramos que a leitura de literatura é fundamental no processo de alfabetização, tendo em vista a abordagem da palavra de maneira lúdica e plurissignificativa. Para tanto, o professor alfabetizador necessita dominar aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura, que devem ser abordados na formação inicial desse profissional. Esse pressuposto suscitou como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à atividade de leitura de literatura, a partir das falas das professoras alfabetizadoras iniciantes, atuantes em escolas da rede pública de Natal/RN. Como objetivo específico, pretendemos refletir sobre os aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura na alfabetização, revelados pelas professoras alfabetizadoras iniciantes em seus discursos. O corpus de dados é proveniente da metodologia da Entrevista Compreensiva, com gravação em áudio e registro no diário de campo. O referencial teórico está pautado nas pesquisas que tratam da relação entre literatura e prática pedagógica, evidenciando as contribuições sobre a atividade de leitura de literatura na sala de aula; as teorizações sobre o ato de ler para construir significados e estudos sobre os processos de leitura e escrita no âmbito da alfabetização. O estudo aponta que as professoras alfabetizadoras atribuem sentidos à atividade de leitura de literatura e refletem sobre ações desenvolvidas em sala de aula, relacionando os aspectos teóricos e metodológicos; reconhecem que a literatura necessita de mais abertura no currículo acadêmico e nas escolas de ensino fundamental, visto ser uma atividade que auxilia na aprendizagem das crianças. Os discursos das docentes revelam também que o espaço destinado à leitura de literatura não é suficiente, e que essa atividade fica prejudicada em detrimento do pouco tempo que sobra das outras disciplinas. Mesmo diante das lacunas apontadas pelas docentes, o trabalho com a atividade de leitura de literatura acontece nas turmas de alfabetização, ainda que embrionariamente, por parte de algumas professoras alfabetizadoras, que reconhecem que ler literatura para as suas crianças contribui para o processo de alfabetização.
Abstract: We have elected as objective of study for this dissertation, the reading of literature, originating from the following question: what are the meanings attributed by the beginning literacy teachers to the activity of literature reading? Considering that, literature reading is fundamental for the literacy process, in order to approach the word in a playful and plurisignificant manner. Thus, the literacy teacher needs to dominate aspects that are conceptual and practical to the activity of literature reading, which must be approached in the initial teacher training. This presupposes as a general objective: to understand the meanings attributed to the activity of literature reading, originating from the speeches of the beginning literacy teachers, working in public schools of Natal/RN. As specific objective, we intent to reflect on conceptual and practical aspects of the activity of literature reading in the literacy process, revealed by the beginning literacy teachers in their utterances. The corpus of data is derived from the methodology of Comprehensive Interview, with audio recording and reports on the field journal. The theoretical reference is based on the research that deals with the relation between literature and pedagogical practice, evidencing the contributions on the activity of reading literature in the classroom; the theories about the act of reading to formulate meanings and studies about the processes of reading and writing in the scope of literacy. The research indicates that the literacy teachers attribute meanings to literature reading activity and reflect on actions developed in the classroom, relating the theoretical and methodological aspects; they recognize that literature needs more openness in the academic curriculum and elementary schools, considering that it is an activity that helps in the schoolchildren‘s learning process. The speeches of the teachers also reveal that the time for reading literature is not enough, and that this activity is impaired at the expense of the short amount of time left over from other school subjects. Even with the shortcomings pointed out by the teachers, the work with literature reading activities takes place in the literacy classes, even though undeveloped, by some literacy teachers, who recognize that reading for their children contributes to the literacy process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24264
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