Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24325
Título: A infância entrelaçada nos fios da poesia: uma abordagem do texto literário no ensino fundamental II
Autor(es): Machado, Gilvania Rodrigues
Palavras-chave: Ensino de Literatura;Poema;Representação da infância;Ensino Fundamental II
Data do documento: 27-Mar-2017
Citação: MACHADO, Gilvania Rodrigues. A infância entrelaçada nos fios da poesia: uma abordagem do texto literário no ensino fundamental II. 2017. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) -Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: This research reflects on the approach of the literary text in the classroom, especially the poetry that has been marked by several misunderstandings and anchored in the scripted readings of the textbooks, has silenced the senses of the text, not promoting an effective encounter of the reader with the literary work. Aiming at a resignifcation of this practice, this intervention project applied in the Eighth Grade of Elementary School Two, at the Maria Fernandes Saraiva Municipal School, located in the municipality from Parnamirim, RN State, establishes a dialogue between the poems of Zila Mamede, Carlos Drummond de Andrade and Manuel Bandeira, having as a conductor the representation of childhood. The motivating element for the study of poems was a set of letters from Drummond to Zila Mamede; and from Camara Cascudo to Mario de Andrade. These literary correspondences are directly and indirectly related to the theme of the poems. The final product is the creation of a poetic anthology with carton cover, as a suggestion of didactic material, since it contributes to the teacher´ s autonomy in selecting the literary texts to work with his students. In order to base our reflection on the teaching literature and poetry. The theoretical-methodological contribution relied primarily on the studies of Rildo Cosson (2007), Helder Pinheiro (2002;2009;2014), Edgar Morin (2005), Antoine Champagnon (2009), Todorov (2009), Antonio Candido (1995), Araujo (2014), Cereja (2005), Nobrega (2012). The analysis of the poems is based mainly on the studies of Gaston Bachelard (1996), Sigmund Freud (2014), Ruben Alves (2004), Andre Pinheiro (2012), Câmara Cascudo (2003) and Alexandre Alves (2013). This research proves that the experience with poems and letters in the classroom, based on a dialogic approach, contributes to successful results, enabling students to try an aesthetical experience through the encounter of reader and text.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata de uma reflexão sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, em especial a poesia, marcada por diversos equívocos e ancorada em leituras roteirizadas presentes nos livros didáticos, que silenciam os sentidos do texto e não promovem um efetivo encontro do leitor com a obra literária. Por meio de um projeto de intervenção, aplicado no 8º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Maria Fernandes Saraiva, situada no município de Parnamirim-RN, este estudo visa a uma ressignificação dessa prática e, para isso, propõe um diálogo entre os poemas de Zila Mamede, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, que têm como fio condutor a representação da infância. O elemento motivador para o estudo dos poemas é um conjunto de cartas de Drummond para Zila Mamede; e de Câmara Cascudo para Mário de Andrade, correspondências literárias que, de forma direta e indireta, estão relacionadas com a temática dos poemas. Esse projeto objetiva a produção de uma antologia poética, com capa cartonera, como sugestão de material didático para o professor, e, dessa forma, contribui para sua autonomia na seleção dos textos literários trabalhados com os alunos. Para fundamentar a reflexão sobre o ensino de Literatura e Poesia, o aporte teórico-metodológico é constituído, prioritariamente, dos estudos de Rildo Cosson (2007), Hélder Pinheiro (2002; 2009; 2014), Edgar Morin (2005), Antoine Compagnon (2009), Todorov (2009), Antonio Candido (1995), Araújo (2014) Cereja (2005). Nóbrega (2012). A análise dos poemas é fundamentada, principalmente, nos estudos de Gaston Bachelard (1996), Sigmund Freud (2014), Ruben Alves (2004), André Pinheiro (2012), Câmara Cascudo (2003), Alexandre Alves (2013). A pesquisa pretende comprovar que a experiência com os poemas e as cartas em sala de aula, mediante uma abordagem dialógica, contribui para resultados exitosos e possibilita ao aluno - o leitor -uma experiência estética por meio do seu encontro com o texto.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24325
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Natal - Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilvaniaRodriguesMachado_DISSERT.pdf9,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.