Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24335
Título: Arquitetura de comunicação entre AVAs e objetos de aprendizagem dinâmicos utilizando a especificação IMS LTI
Autor(es): Rufino, Saulo
Orientador: Dantas, Rummenigge Rudson
Palavras-chave: Moodle;Metadados;IMS;LTI;Objetos de aprendizagem;Repositório de objetos de aprendizagem;Integração
Data do documento: 17-Ago-2017
Referência: RUFINO, Saulo. Arquitetura de comunicação entre AVAs e objetos de aprendizagem dinâmicos utilizando a especificação IMS LTI. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Os Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos modulares reutilizáveis importantes para a Educação a Distância (EaD) e integram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), compondo o leque de opções que podem ser utilizadas pelos professores em seu projeto de ensino. Os OAs podem ficar diretamente hospedados em um AVA ou armazenados em um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA), que são próprios para hospedá-los de forma centralizada, descrevendo suas características e utilizando metadados padronizados com mecanismo de busca eficiente para encontrar o objeto solicitado. Para que os objetos sejam acessados e utilizados em mais de um AVA, é necessário a existência de mecanismos que os tornem interoperáveis. Este artigo trata da proposta de uma arquitetura e interface para integração dos objetos de um repositório com o AVA Moodle utilizando a especificação LTI.
Abstract: The Learning Objects (LO) are importants modular and reusable resources to Distance Education thatt composes the Learning Management Systems (LMS), building a tool kit that can be used for teachers in their learning project and a course’s activity fluxs.The LOs can ber hosted directly into LMS or stored into Learning Objects Repositories (LOR), that are suitable to host them in centered form, describing their details using metadata and with eficient search engine for find the requested object. The stored objects in the LOR can be accessed and used in severals LMSs that include them, increasing the resource available variety to mount a course whith their evaluative activities. This dissertation aproachs the proposal of architecture for integration of the Distance Education Secretary’s (DES) LOR of Federal University of Rio Grande do Norte with LMS Moodle using tha LTI especification developed by IMS Global Leaning Consortion.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24335
Aparece nas coleções:MPES - Mestrado Profissional em Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SauloRufinoDeSa_DISSERT.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.