Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24412
Título: Mãe e meretriz: empatia e denúncia da dominação masculina na poesia de Augusto dos Anjos
Autor(es): Barros, Thiago Leite de
Orientador: Ferreira, José Luiz
Palavras-chave: Mãe;Meretriz;Dominação masculina;Gênero;Augusto dos Anjos
Data do documento: 26-Jul-2017
Referência: BARROS, Thiago Leite de. Mãe e meretriz: empatia e denúncia da dominação masculina na poesia de Augusto dos Anjos. 2017. 94f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A poesia de Augusto dos Anjos é marcada por contrastes, apresentados pelo poeta como oposições complementares. As figuras da Mãe e da Meretriz, presentes em sua obra, são facetas antagônicas que representam o mesmo princípio feminino. O caráter subversivo da poesia de Augusto dos Anjos e seu tom de crítica social (HELENA, 1984; SOUZA, 2009; SANTOS, 2009; GARCIA, 2009), através dos temas da solidariedade e da empatia (ERICKSON, 2015), nos levaram a ver na Mãe e na Meretriz imagens com as quais o eu-lírico se identifica. Analisando sua poesia através das lições do Estudo Analítico do Poema (CANDIDO, 1996) e das teorias da literatura comparada (ADORNO, 2012; MERQUIOR, 2013; BOSI, 2013; BARTHES, 2002), observamos que, por um lado, a Mãe representa o tema da reprodução assexuada e, por outro, a Meretriz carrega a ideia da rejeição da sexualidade. O estudo das imagens da Mãe nos poemas “Mater Originalis”, “A Ideia” e no “Soneto” ao Filho nos levaram a entender ainda que a rejeição da reprodução sexuada se relaciona à revolta contra o controle masculino sobre o aspecto reprodutor do corpo feminino (Beauvoir, 2009), enquanto as imagens da Meretriz no soneto “Depois da Orgia” e na parte VI do poema longo “Os Doentes” trouxeram à tona a questão da dominação sexual do corpo feminino pelo poder masculino (Bourdieu, 2002). Observamos que as figuras masculinas do Pai (no soneto “A Árvore da Serra”) e do Sátiro (versos 91-144 de “Monólogo de uma Sombra”), em oposição à Mãe e à Meretriz, condensam o simbolismo do controle do Patriarcado sobre os corpos femininos em seus aspectos reprodutor e sexual, respectivamente. Estabeleceram-se pontes entre as diversas imagens analisadas, em conjunção com os símbolos que com elas se articulam. Concluímos considerando que a poesia de Augusto dos Anjos traz uma compreensão sobre a posição subalterna das mulheres na hierarquia dominada pelo androcentrismo, que poda sua criatividade e sua subjetividade, e se apresenta como uma obra poética repleta de sentimento de revolta contra as relações de poder perpetuadas pelo Patriarcado em nossa sociedade.
Abstract: The poetry of Augusto dos Anjos is marked by contrasts, presented by the poet as complementary opposites. The images of the Mother and the Prostitute, present in his work, are antagonistic facets that represent the same feminine principle. The subversive nature of Augusto dos Anjosʼ poetry and its aspect of social criticism (HELENA, 1984; SOUZA, 2009; SANTOS, 2009; GARCIA, 2009) by means of themes such as solidarity and empathy (ERICKSON, 2015) allowed us to see the Mother and the Prostitute as images with which the poemsʼ personae identify themselves. Analysing his poetry by means of the lessons from Estudo Analítico do Poema (CANDIDO, 1996) and theories of comparative literature (ADORNO, 2012; MERQUIOR, 2013; BOSI, 2013; BARTHES, 2002), we observed that, on one hand, the Mother represents the theme of asexual reproduction and, on the other hand, the Prostitute is accompanied by the idea of rejection of sexuality. The study of the images of the Mother in the poems “Mater Originalis”, “A Ideia” (“The Idea”) and in the “Soneto” ao Filho (“Sonnet” to the Son) also helped us understand that the rejection of sexual reproduction relates to the revolt against the masculine control over the reproductive aspect of the feminine body (Beauvoir, 2009), whilst the images of the Prostitute in the sonnet “Depois da Orgia” (“After the Orgy”) and in the part VI of the long poem “Os Doentes” (“The Sick”) brought forth the question of sexual domination of the feminine body by masculine power (Bourdieu, 2002). We noticed that the masculine images of the Father (in the sonnet “A Árvore da Serra” – “The Tree on the Hill”) and the Satyr (verses 91-144 of “Monólogo de uma Sombra” – “Monologue of a Shadow”), in opposition to the Mother and the Prostitute, put together the symbolism of Patriarchy ʼs control over the feminine bodies in their reproductive and sexual aspects respectively. We built bridges between the various images annalised, along with the symbols with which they articulate. We consider at last that the poetry of Augusto dos Anjos brings forth an understanding of the subaltern position of women in the hierarchy dominated by androcentrism, which cuts off their creativity and their subjectivity, and presents itself as a poetic work full of the feeling of revolt against the power relations perpetuated by Patriarcchy in our society.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24412
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoLeiteDeBarros_DISSERT.pdf486,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.