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Título: Letramento familiar e análise de redes pessoais: pesquisa com população do ensino fundamental
Autor(es): Carvalho, Gisely Karla de Medeiros
Palavras-chave: Letramento familiar;Redes pessoais;Capital cultural;Capital social
Data do documento: 18-Ago-2017
Citação: CARVALHO, Gisely Karla de Medeiros. Letramento familiar e análise de redes pessoais: pesquisa com população do ensino fundamental. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: It highlights the need to understand demographically some aspects that surround the literacy of the population of elementary school. The objective is to identify how an action committed to the analysis of personal networks contributes to perceive the levels of cultural and social capital responsible for the family literacy and consequent school success of elementary school students. It presents the demographic perceptions and the school demand of São Gonçalo do Amarante/RN, place of development of the research. It provides a theoretical contribution that exposes literacy with a focus on the practices of the family context and the debate about school failure, reveals the cultural capital and social capital as propellants of the habitus of studying, manifests how personal networks act in the productions of actors of a certain group. These are prominent studies that demonstrate scientific relevance, raise new perspectives, and collaborate for critical reflections on literate practices. The methodology is delineated by an exploratory research of a qualitative and quantitative nature that has as data sources the demographic and school censuses, and the informations obtained in the school community. Primary data that were collected in a class of 5th year of Elementary School through the application of relational questionnaires and matrices. The research procedures are based on descriptive statistics, selection of network metrics and direct observation. With the sociodemographic data and the structures and compositions of personal networks, it was identified that students of the same context and with similar social characteristics have singularities that differentiate them in the relational practices and interfere in the development of familiar literacy. Thus the restrictions and contributions to the learning of reading and writing and consequently to the school performance are motivateds according to the influences exerted by the actors of the networks of the students. In the end it considers that the development of actions aimed at family literacy and elaborateds according the analysis of personal networks produce significant knowledge which can overcome the barriers of school failure, improve indicators and broaden educational projections.
metadata.dc.description.resumo: Ressalta a necessidade de compreender demograficamente alguns aspectos que circundam o letramento da população de Ensino Fundamental. O objetivo é identificar de que maneira uma ação comprometida com a análise de redes pessoais contribui para perceber os níveis de capitais cultural e social, responsáveis pelo letramento familiar e consequente sucesso escolar de alunos do Ensino Fundamental. Apresenta as percepções demográficas e a demanda escolar do município de São Gonçalo do Amarante/RN, ambiente de desenvolvimento da pesquisa. Proporciona um respaldo teórico que expõe o letramento com foco nas práticas letradas do contexto familiar e no debate acerca do (in)sucesso escolar; revela o capital cultural e o capital social como propulsores do habitus de estudar; manifesta como as redes pessoais atuam nas ações produzidas pelos atores de determinado grupo. São estudos proeminentes que demostram relevância científica, despertam novas perspectivas e colaboram para reflexões críticas sobre as práticas letradas. A metodologia é delineada por uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa que tem como fonte de dados os censos demográficos e escolares, e as informações obtidas junto à comunidade escolar. Dados primários que foram coletados numa turma de 5º Ano do Ensino Fundamental através da aplicação de questionários e matrizes relacionais. Os procedimentos da pesquisa se apoiam na estatística descritiva, na seleção de métricas de redes e na observação direta. Ao averiguar dados sociodemográficos bem como estruturas e composições de redes pessoais, identificou-se que alunos de um mesmo contexto e com características sociais semelhantes possuem singularidades que os diferenciam nas práticas relacionais e interferem no desenvolvimento do letramento familiar. Assim, as restrições e as contribuições para o aprendizado de leitura e escrita e, consequentemente, para o desempenho escolar são motivadas conforme as influências exercidas pelos atores que compõem as redes dos alunos. Considera, ao final, que o desenvolvimento de ações voltadas ao letramento familiar e elaboradas com base na análise de redes pessoais produzem conhecimentos significativos os quais podem transpor as barreiras do insucesso escolar, melhorar os indicadores e ampliar as projeções educacionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24475
Aparece nas coleções:PPGDEM - Mestrado em Demografia

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