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Título: Canteiro de obras em construção: o container naval adaptado à arquitetura
Título(s) alternativo(s): Site works under construction: the shipping container adapted to architecture
Autor(es): Aquino, Aulo André Leite de
Palavras-chave: Projeto;Canteiro de obras;Container;Conforto ambiental
Data do documento: 22-Ago-2016
Citação: AQUINO, Aulo André Leite de. Canteiro de obras em construção: o container naval adaptado à arquitetura. 2016. 229f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The architecture of the construction site - with regard to the design of its buildings and layout, considering environmental comfort and sustainability aspects, up to its own implementation -, is overlooked during the construction of buildings in Brazil. From an architectural point of view, such disregard of the building site, whose design is solely defined by civil engineering, is important to be assessed, as it is revealing of human needs, beyond the physical and economic aspects of the sheds. Currently, the use of the containers as part of a building system is presented as an alternative for physical and economical reasons related to sustainability, being increasingly used as an option in site works. The purpose of this dissertation is to develop an architectural design for a construction site with the use of containers in order to provide environmental comfort to its users. The architectural proposal relies on re-used and adapted shipping containers (focusing on the promotion of environmental comfort) to support the construction of an enterprise with approximately 52.500,00m², to be built in the high-density zone of the city of Natal / RN. The design method’s stages include a review of the literature on buildings and layouts used in construction activities, besides reviewing themes of environmental comfort, sustainable development and bioclimatic architecture. Also, data gathered during visits to building sites in Brazil and in the United States; analysis of design conditions; the design concepts; study of the design problem (the architectural programming and the preliminary design); as well as the adaptation requirements for the constructive system in order to define architecture, are presented as part of the design method’s stages. The evolution of the design process made possible to define five environmental comfort adaptations for the container, which were validated through technical simulations and calculations, besides setting the cost of these changes to the reuse of the "metal box". Architecture then regains the command of the idealization of the construction site, using disciplines of its field of knowledge, considering aspects of cost and promoting environmental comfort to the construction workers.
metadata.dc.description.resumo: A arquitetura do canteiro de obras, no que se refere ao projeto de suas edificações e sua implantação, ponderando aspectos de conforto ambiental, sustentabilidade e de sua execução, é algo não observado e desconsiderado nas construções de edifícios no Brasil. Esse certo menosprezo do ponto de vista arquitetônico em relação ao canteiro, cuja concepção é comumente definida apenas pela engenharia civil, é importante ser avaliado, pois implica em, além do aspecto físico e econômico dos barracões, exigências humanas. Atualmente, o uso dos containers como sistema construtivo apresenta-se como uma alternativa para aspectos físicos e econômicos, tratando-se da sustentabilidade, e são cada vez mais utilizados como opções em canteiros. Desta forma, o objetivo da dissertação é elaborar um anteprojeto arquitetônico de um canteiro de obras com o uso de containers, de forma a proporcionar conforto ambiental aos usuários. Logo, o projeto proposto é formado por containers reutilizados e adaptados (a partir da premissa de promoção de conforto ambiental), atendendo à construção de um empreendimento com aproximadamente 52.500,00m² de área construída em zona adensável da cidade de Natal/RN. Compõem etapas da metodologia projetual a revisão bibliográfica sobre layout e edificações destinadas a abrigar atividades da construção, além de conforto ambiental, desenvolvimento sustentável e arquitetura bioclimática; coleta de informações in loco, por meio de visitas a canteiros no Brasil e nos Estados Unidos; análise dos condicionantes projetuais; conceitos da proposta; estudo do problema de projeto, da programação arquitetônica e pré-dimensionamento; além das necessidades de adaptação do sistema construtivo para, em seguida, se definir o partido arquitetônico e demais propósitos do anteprojeto. A partir da evolução do processo de concepção foi possível definir cinco adaptações de conforto ambiental projetadas para o container, comprovadas por meio de simulações e cálculos técnicos; além do custo dessas modificações para o reuso da “caixa metálica”. Assim, a arquitetura retoma o comando da idealização e elaboração do canteiro de obras, empregando disciplinas próprias de sua área de conhecimento, com custo compatível e promovendo conforto ambiental aos funcionários da construção civil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24478
Aparece nas coleções:PPGAPM - Mestrado profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente

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