Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24490
Título: Otimização de um controlador nebuloso aplicado a poços de petróleo equipados com bombeio centrífugo submerso
Autor(es): Araújo Filho, Flávio Gentil de
Palavras-chave: Sistemas inteligentes;Elevação artificial;Bombeio centrífugo submerso;Automação industrial;Otimização
Data do documento: 28-Jul-2017
Referência: ARAÚJO FILHO, Flávio Gentil de. Otimização de um controlador nebuloso aplicado a poços de petróleo equipados com bombeio centrífugo submerso. 2017. 140f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de métodos de sintonia de controladores nebulosos aplicados ao processo não linear de controle de vazão em um sistema de produção de petróleo com poços produtores equipados com bombeio centrífugo submerso. O controle eficiente dos processos industriais estudados será atingido pela aplicação de técnicas de inteligência artificial, sobretudo pelo fato de serem requeridos diferentes pontos de operação, bem como determinadas trajetórias de referência. A necessidade de obtenção do conhecimento especialista, em regras de inferência e funções de pertinência da lógica nebulosa do controlador empregado, é suprida pelo processo de aprendizagem da técnica do controle adaptativo neural por modelo inverso, no qual a estrutura do controlador e seus parâmetros são definidos automaticamente, utilizando-se para o treinamento os próprios dados da aplicação. O modelo neuro-fuzzy obtido é utilizado para gerar ações de controle em série com o processo, apresentando uma resposta dinâmica satisfatória. Da mesma forma, são empregadas técnicas baseadas em meta-heurísticas de otimização, a fim de se encontrar a solução ótima ou suficientemente próxima da ótima para a sintonia do controlador nebuloso aplicado ao processo de produção de petróleo. Os algoritmos de otimização dos poliedros flexíveis e do recozimento simulado foram utilizados com diferentes tipos de funções objetivo de minimização de erro do sistema, para seleção dos parâmetros de sintonia do controlador, de acordo com os critérios de desempenho pretendidos. Os resultados apresentados comparam as respostas obtidas do sistema para cada uma das técnicas empregadas, evidenciando o bom desempenho e a robustez das sintonias propostas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24490
Aparece nas coleções:PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OtimizacaoControladorNebuloso_AraujoFilho_2017.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.