Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24614
Título: Aspectos e sugestões interpretativas em 3 obras para trombone solista do maestro Duda: Duas Danças, Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette
Autor(es): Lima, Marlon Barros de
Orientador: Farias, Ranilson Bezerra de
Palavras-chave: Trombone;Maestro Duda;Música brasileira;Interpretação;Sugestões interpretativas
Data do documento: 4-Dez-2017
Referência: LIMA, Marlon Barros de. Aspectos e sugestões interpretativas em 3 obras para trombone solista do maestro Duda: Duas Danças, Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette. 2017. 129f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente Trabalho aborda questões interpretativas a respeito de 3 obras para trombone solista do Maestro Duda, com o objetivo de sugerir subsídios que auxiliem no desenvolvimento dos procedimentos de preparação e execução das peças. As obras aqui estudadas são: Duas Danças (Gizelle e Marquinhos no Frevo), Fantasia para Trompete e Trombone, e Suíte Monette. Dentre as principais características dos trabalhos composicionais do Maestro Duda, podemos destacar a utilização de gêneros musicais da cultura brasileira, porém, poucos são os trabalhos acadêmicos que abordam questões sobre a interpretação deste tipo de música. Este fato foi o que nos impulsionou a realizar uma investigação buscando evidenciar os principais aspectos interpretativos dos gêneros utilizados pelo Maestro Duda. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com o compositor, objetivando compreender sobre as diversas questões referentes às Obras e sua carreira musical. Desta forma, o trabalho encontra-se divido em 3 partes: a primeira, contém informações sobre a carreira musical do compositor, produção artística e atualização do catálogo de composições para formações de instrumentos de metais; a segunda, aborda, de um modo geral, questões a respeito da interpretação; e a terceira parte, trata dos gêneros musicais utilizados pelo compositor além de conter sugestões interpretativas para o trombonista nas Obras estudadas.
Abstract: The present work deals with interpretative questions about 3 works for soloist trombone of Maestro Duda, with the objective of suggesting subsidies that aid in the development of the procedures of preparation and execution of the pieces. The works studied here are: Two Dances (Gizelle and Marquinhos in Frevo), Fantasia for Trumpet and Trombone, and Monette Suite. Among the main features of Maestro Duda's compositional works, we can highlight the use of musical genres of Brazilian culture, however, there are few academic works that deal with questions about the interpretation of this type of music. This fact was what prompted us to carry out an investigation seeking to highlight the main interpretative aspects of the genres used by Maetro Duda. A semi - structured interview was conducted with the composer, aiming to understand the various issues concerning the works and his musical career. In this way, the work is divided into 3 parts: the first contains information about the composer's musical career, artistic production and updating of the catalog of compositions for formations of metal instruments; the second addresses in general questions about interpretation; and the third part, deals with the musical genres used by the composer, besides containing interpretative suggestions for the trombonist in the works studied.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24614
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarlonBarrosDeLima_DISSERT.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.