Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624
Title: A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
Authors: Lima, Maria Jarlene de
Keywords: Metalinguagem;Poema;Leitura;Sequência didática
Issue Date: 22-Mar-2017
Citation: LIMA, Maria Jarlene de. A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II. 2017. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho de intervenção visou compreender e estabelecer reflexões acerca da metalinguagem e as confluências de ideias e significações estabelecidas entre o leitor e o poeta durante a leitura do poema. Para tanto, foi alicerçado nas contribuições teórico-metodológicas de Bernard Schneuwly, Michèle Noverraz e Joaquim Dolz (2004), na visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), na teoria da recepção desenvolvida por Hans Robert Jauss Foi promovido por meio de uma sequência didática que trabalhou a leitura e compreensão de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana e João Andrade. O projeto culminou com uma proposta para professores e promotores de leitura e teve como dados para análise a produção de um livroclip elaborado pelos alunos. Ao fim do processo, foi possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II.
Abstract: This work of intervention aimed to understand and establish reflection about metalanguage and the confluences of ideas and meanings established between the reader and poet during the reading of the poem. For that, the theoretical-methodological contributions of Bernard Schneuwly, Michele Noverraz and Joaquim Dolz (2004), in the humanizing view of Todorov´s literature (2009), in the dialogic understanding of language presented by Bakhtin (2003), in the reception theory developed by Hans Robert Jauss (1994), and as in the apprehension of the reading concept established by Elias and Kock (2013). It was promoted through a didactic sequence that worked the reading and the comprehension of metapoems of Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Joao Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mario Quintana and Joao Andrade. The project culminated with a proposal for teachers and reading promoters and had as data for the analysis the production of a bookclip prepared by the students. At the end of the process, it was possible to arrive at the understanding of metalanguage as an artistic resource capable of unrevaling the poetic work, through a poetically constructed symbiosis based on the poet´s reflection on his work, an aspect that should be considered as facilitating access to literary language for readers in formation in Elementary School Two.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24624
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaJarleneDeLima_DISSERT.pdf10.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.