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Title: A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública
Authors: Silva, Dayane Gomes da
Keywords: Avaliação;Instituições;Escola de governo;ENAP
Issue Date: 30-Aug-2017
Citation: SILVA, Dayane Gomes da. A ENAP é eficaz? Uma avaliação institucional da Escola Nacional de Administração Pública. 2017. 295f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Nas Ciências Sociais o campo da avaliação institucional ocupa uma posição desprivilegiada, pois as pesquisas avaliativas desenvolvidas têm frequentemente se debruçado sobre a avaliação de políticas/programas. A avaliação das instituições públicas, em termos mais amplos, apenas tem alcançado certo espaço na literatura educacional e, em alguma medida, nos estudos organizacionais. O problema é que a primeira perspectiva, pela sua própria natureza, pensa sobre um modelo específico de instituições- as universidades, enquanto que a segunda ainda que abarque um gama maior de tipos institucionais, têm assumido uma postura essencialmente “gerencialista”. A pergunta norteadora dessa pesquisa é: a ENAP é uma instituição eficaz? O desafio é, a partir das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas pela avaliação de políticas e pela avaliação das instituições, sobretudo as educacionais, avaliar a Escola Nacional de Administração Pública- ENAP, uma Escola de governo voltada oficialmente à formação e qualificação da alta burocracia pública nacional. Para tanto, foram criadas dimensões institucionais (caraterísticas organizacionais, gestão administrativa, condições materiais, recursos humanos e dimensão educacional) e elencadas questões a serem respondidas para cada uma delas. Esse trabalho contou com densa análise documental e entrevista estruturada com gestores da instituição avaliada.
Abstract: The field of institutional assessment occupies an unprivileged position in the Social Sciences, since evaluative researches have often focused on the assessment of policies/programs. The assessment of public institutions in a wider sense has achieved some recognition only in the educational literature, and to some degree in organizational studies. An issue with the former would be that it, due to its own nature, reflects upon a specific model of institution (the university), whereas the latter, despite including a wider range of institution types, have adopted an essentially managerialist approach. The guiding question for this research is: is ENAP an effective institution? This thesis deals with the challenge of assessing, with the use of the theoretical and methodological tools involved in the evaluation of policies and institutions (especially educational ones), the Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Escola de Governo (literally “government school”) whose official goal is to train the upper echelons of the country’s public bureaucracy. To accomplish this, institutional dimensions—organizational characteristics, administrative management, material conditions, human resources, and educational dimension—were created, and questions relating to each of them were posed and answered. This research counted on dense documentary analysis and structured interview with managers of the evaluated instruction.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24664
Appears in Collections:PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais

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