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Título: Transient Competitive Advantage Model (TCAM): um modelo para análise da conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas transitórias
Autor(es): Salgado, Camila Cristina Rodrigues
Orientador: Araújo, Afrânio Galdino de
Palavras-chave: Vantagem competitiva;Vantagem competitiva transitória;Novo manual da estratégia;Transient Competitive Advantage Model (TCAM)
Data do documento: 20-Dez-2017
Referência: SALGADO, Camila Cristina Rodrigues. Transient Competitive Advantage Model (TCAM): um modelo para análise da conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas transitórias. 2017. 146f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Uma característica proeminente da economia de hoje é a mudança rápida. Contudo, muitas das ideias em estratégia vêm de uma época em que as coisas eram mais estáveis, o que tem contribuído para que o pensamento permaneça enraizado em uma era de inércia e estabilidade. Nesse contexto, McGrath (2013b) propõe uma nova perspectiva que se baseia na ideia da vantagem competitiva transitória, ou seja, envolve a adoção de práticas que se adaptem a ambientes em que as vantagens vêm e vão, assim como propõe um novo manual da estratégia, que permite que práticas mais maleáveis possam emergir. No entanto, apesar do conceito de vantagem competitiva transitória ser um marco no novo cenário competitivo, trata-se de uma teoria ainda em seus primeiros passos, assim como necessita de uma abordagem prática que facilite sua disseminação. Dessa forma, na medida em que ainda não existem meios de se analisar essas ideias na prática, tornando-as de fato uma contribuição às organizações, o presente estudo teve como objetivo propor um modelo para analisar a conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas transitórias. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de caráter aplicado, conduzido de acordo com a abordagem qualitativa. Em termos operacionais, a pesquisa cumpriu as seguintes fases: revisão teórica; elaboração do modelo preliminar - submetido à avaliação por meio de préteste; elaboração do modelo final; e aplicação prática através de estudo de casos múltiplos. Como resultado, foi elaborado e aplicado o Transient Competitive Advantage Model (TCAM), modelo baseado nos elementos Reconfiguração Contínua, Alocação de Recursos, Liderança, Inovação e Desligamento, que fundamentam a competição no cenário de vantagens competitivas transitórias. Já no que se refere aos casos, tem-se que o TCAM foi aplicado com gestores de seis empresas que têm a tecnologia como elemento central, e dos oito cenários gerados por meio do TCAM foi possível identificar quatro deles: ambiente desfavorável; ambiente propício, mas inexplorado; ambiente alerta, mas engessado; e ambiente consistente, mas assistemático e reativo. De forma geral, esses resultados refletem realidades ainda distantes da competição na era de vantagens transitórias, apesar do contexto dinâmico do qual fazem parte.
Abstract: A prominent feature of today's economy is the rapid change. However, many of the ideas in strategy come from a time when things were more stable, which has contributed to the fact that the thought remains rooted in an era of inertia and stability. In this context, McGrath (2013b) proposes a new perspective that is based on the idea of transient competitive advantage, that is, it involves the adoption of practices that adapt to environments in which the advantages come and go, as well as proposes a new strategy playbook, which allows more malleable practices to emerge. However, although the concept of transient competitive advantage is a milestone in the new competitive landscape, it is a theory still in its first steps, as well as needs a practical approach that facilitates its dissemination. Thus, to the extent that there are still no means to analyze these ideas in practice, making them a contribution to organizations, the present study aimed to propose a model to analyze the business environment in the context of transient competitive advantages. For this, an exploratory research was carried out, of applied character, conducted according to the qualitative approach. In operational terms, the research accomplished the following phases: theoretical revision; preparation of the preliminary model - submitted to the evaluation by pre-test; elaboration of the final model; and practical application through multiple case studies. As a result, the Transient Competitive Advantage Model (TCAM) was developed and applied based on the elements Continuous Reconfiguration, Resource Allocation, Leadership, Innovation and Disengagement, which underpin the competition in the scenario of transient competitive advantages. Regarding the cases, the TCAM was applied with managers of six companies that have the technology as a central element, and of the eight scenarios generated through the TCAM it was possible to identify four of them: unfavorable environment; environment conducive but unexplored; alert environment, but immobilized; and consistent environment, but non-systematic and reactive environment. In general, these results reflect realities still distant from competition in the era of transient advantages, despite the dynamic context of which they are part.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24790
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